O Clube Gourmet conversou sobre este assunto com a gastróloga e chef confeiteira Camila Delfino, proprietária da Sra. Cereja Confeitaria
Levantamento da multinacional Kerry, gigante do setor de nutrição, indica que os sabores “retrô” estão entre as principais tendências de 2022. Também pudera. Em meio a tempos tão difíceis, de crises financeiras seguidas e de instabilidade política não apenas no Brasil como em todo o mundo, que culminaram na pandemia de Covid 19 dos últimos dois anos, não é de surpreender que as pessoas procurem por sabores que remetam à infância, preparadas muitas vezes pelas avós.
O Clube Gourmet conversou sobre este assunto com a gastróloga e chef confeiteira Camila Delfino, proprietária da Sra. Cereja Confeitaria, com foco específico nas sobremesas do gênero.
Camila explicou que as receitas “retrô” são as comidas feitas, hoje, com base em receitas antigas, que transportam as pessoas para lugares e aromas que as fazem recordar momentos e ficar nostálgicas e com água na boca. “Quando olhamos um pudim, por exemplo, geralmente já nos transportamos para a casa de nossas avós, aos domingos, para reuniões em família, que transmitem sensação de aconchego”, esclarece.
O interesse por essas receitas só cresce, conforme o levantamento da multinacional, e a chef confeiteira reforça essa tendência, por acompanhar o comportamento dos clientes que frequentam a confeitaria. “Pela experiência em nossa loja, a busca por esse tipo de sobremesa vem crescendo muito. Notamos que as pessoas vêm em busca de aconchego, de momentos felizes que viveram em outras épocas, de preparações que fogem do fastfood ou da sofisticação. Elas querem resgatar momentos de união com a família e amigos, além do tempo de preparação da sobremesa do final de semana, que sempre vinha acompanhados de boas conversas, histórias e amor, nas reuniões de família”, revela.
Oferta de aconchego
A proposta da confeitaria Sra. Cereja é justamente a de oferecer esse gostinho de infância, desde o início do negócio, há mais de 4 anos, afirma a proprietária. “Até mesmo na ambientação, com objetos antigos que as pessoas adoram comentar e resgatar lembranças. No cardápio, colocamos várias comidinhas de confort food, que englobam as comidas retrô, como sonho, pudim e pavês. Entre os itens mais procurados também estão bolo de ameixa, bolo gelado, bolo simples de chocolate com calda, canjica. O bolinho de chuva é imprescindível! O pessoal gosta muito e, quando vê, sempre diz que remete a uma época feliz, junto das avós”.
E a pandemia acentuou essa necessidade, como atesta Camila Delfino. “Na pandemia, sem dúvida, a procura por esses produtos aumentou. As pessoas, pelo momento difícil que estavam vivendo, buscaram se conectar a um passado com momentos bons e de acolhimento. Até mesmo a simplicidade das sobremesas veio como referência para as pessoas, para resgatar o que realmente importa nas relações humanas”, reforça.