Quarta, 17 Agosto 2022

Avaliação pré-anestésica

Blog do Tic TacAnestesia

Avaliação pré-anestésica

Etapa importante antes de um procedimento cirúrgico em pequenos animais

(Foto: Divulgação)
A medicina veterinária tem desenvolvido rapidamente e ampliado os conhecimentos sobre os cuidados com os animais de companhia. Atualmente, tal avanço é refletido com a presença de profissionais nas diversas áreas, como cardiologistas, oftalmologista, oncologistas, anestesiologistas, entre outras. Assim, o resultado de tamanho progresso dessa profissão tem possibilitado maior longevidade e qualidade de vida aos pets, que cada vez mais fazem parte da família brasileira.

Todavia, em algum momento da vida do cãozinho ou do gatinho, um procedimento cirúrgico pode ser necessário. Assim, com intuito de obter maior bem estar e segurança para o animal, antes do ato cirúrgico, o paciente deverá passar por uma consulta para realizar sua avaliação pré-anestésica.

Essa é uma etapa que precede o procedimento anestésico e cirúrgico e que engloba várias fases, entre elas a anamnese, o exame físico e complementar, além da preparação do paciente pet. Os objetivos desse conjunto de ações são a identificação de anomalias nos sistemas orgânicos - digestivo, respiratório, reprodutor etc - a determinação do possível risco anestésico do paciente e, por último, a adequação do protocolo anestésico às particularidades clínicas do animal em questão.

Outro aspecto de grande relevância na avaliação pré-anestésica é a possibilidade de verificação de lesões traumáticas ou recentes ocasionando dor aguda, a qual pode ser suprimida com doses normais de analgésicos. Em contrapartida, uma afecção crônica, alterações anatômicas e bioquímicas no processamento da dor podem estar instituídas, exigindo um protocolo mais complexo para o tratamento do que está causando o problema. 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/