Domingo, 26 Junho 2022

Cuidados com seu pet no carnaval

Blog do Tic TacCarnaval 2022

Cuidados com seu pet no carnaval

O carnaval chegou! 

(Foto: Divulgação)
O carnaval chegou! Um momento de descanso para alguns e de agitação para outros. Mesmo que os blocos não estejam nas ruas, alguns foliões aproveitam para viajar ou receber visitas em casa.

Com isso o pet é inserido a um período em que não está acostumado, por exemplo, com barulho de crianças, músicas, roupas ou fantasias com adereço carnavalesco, entre outras situações que podem estressar o animal.

Agora, se você for receber visitas em casa no período do carnaval, as recomendações são outras e não menos importantes: Veja se os visitantes se relacionam com seu pet de forma saudável e carinhosa. Lembre-se que você é responsável pelo bem-estar deles. Recomende também os visitantes a não darem qualquer alimento, principalmente alimentos não recomendados como chocolates, comidas gordurosas ou sobras de alimentos. Seu pet tem a dieta dele e é preferível segui-la mesmo em meio ao feriado.

"Independente de qual a opção de carnaval oferecida ao pet, o tutor deve sempre lembrar que a responsabilidade dele não muda e ele continua sendo o cuidador mais importante que o pet tem. Vacinas em dia, visita ao Médico Veterinário em dia e muita atenção a eles devem ser regras dentro e fora de feriados", disse o coordenador do curso de Medicina Veterinária da FAM, Alberto França. 

Para evitar problemas para o tutor e para o pet, confira algumas dicas para curtir o carnaval:

• Cuidados especiais com o Sol e o calor As vezes uma saída para passear pode não parecer perigosa para a saúde do seu pet. Para aqueles que não estão acostumados, evite distâncias longas e horários em que o sol está mais forte com altos níveis de raios UVB. Aproveite o período da manhã e o final da tarde para as tradicionais caminhadas.

 • Fantasias e adereços Escolha tecidos finos e leves que não atrapalhem a mobilidade do animal e que não cubram partes importantes do corpo, como ouvidos, olhos e focinho. Não é indicado pintar ou tingir o pelo do animal. Isso pode provocar diversas reações alérgicas e problemas de pele em seu pet.

• Hidratação É importante levar sempre uma garrafinha de água e um recipiente para que seu cão possa beber quando tiver vontade.

• Observe seu pet Se você observar comportamentos diferentes daqueles apresentados no dia a dia ou irritação, é hora de ir embora! Muito carinho e petiscos para acalmar seu amigão!

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/