Segunda, 15 Agosto 2022

O que faz um veterinário de animais selvagens?

Blog do Tic TacAnimais Selvagens

O que faz um veterinário de animais selvagens?

Galinha, tartaruga, rato e outros répteis, anfíbios e aves também devem ir ao veterinário 

Fernanda Dossi (Foto: Divulgação)

Você sabia que existe médico para galinha, tartaruga, rato, entre outros? E que esses animais podem (e devem) ir ao veterinário?

Quando falamos em veterinário é comum pensarmos em cães e gatos e dificilmente imaginamos um anfíbio, réptil ou ave como paciente. Mas é justamente deles que o médico veterinário de animais selvagens cuida!

A procura por pets diferentes, os chamados pets não convencionais, tem aumentado cada vez mais e com isso, a medicina veterinária tem que se especializar muito, buscando proporcionar o melhor atendimento. É possível realizar exame físico e exames complementares, como exames de sangue, exames de imagem (radiografia, ultrassonografia, tomografia), vacinação, vermifugação e cirurgias!

Você já pensou que, antes de adquirir um pet diferente, seja ele réptil, ave ou mamífero, devemos considerar seu habitat natural, seus hábitos alimentares, comportamentos da espécie, se é de hábito diurno ou noturno, se deve ser vacinado ou não?

O veterinário de animais selvagens pode te ajudar nisso! Hoje sabe-se que, 90% das doenças que acometem os pets não convencionais são ocasionadas por erros de manejo e por isso a orientação é tão importante!

Além das consultas de orientação, os animais também precisam de consultas regulares ao vet! Assim como cães e gatos, recomenda-se realizar consultas ao menos uma vez ao ano, para aqueles animais que possuem uma longevidade curta, como os hamsters por exemplo, recomenda-se consultas a cada 6 meses.

Você deve estar se perguntando o porquê de levar uma ave no veterinário. Acontece que muitos animais selvagens são presas e por isso, escondem muito bem os sinais clínicos de doença, já que na natureza não podem demonstrar fraqueza para os predadores.
Por esse motivo, quando não estão bem, apresentam sinais muito sutis como: falta de apetite, perda de peso, sonolência, apatia, sinais estes que muitas vezes passam despercebidos pelos tutores. Nesses casos, o veterinário pode orientar os tutores a notarem os sinais mais leves e prestar atendimento o mais cedo possível!

A clínica ANIMED 24h possui atendimento para animais selvagens e exóticos! Agende uma consulta e venha conhecer mais sobre esse universo de penas, pelos e escamas! ANIMED (19) 3461-8230 ou (19) 99608-2678.

Colaboração
Fernanda Dossi
CRMV SP 54204

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/