Com a evolução da internet e o avanço das mídias digitais, muitos empresários se perguntam onde devem concentrar seus esforços: no marketing digital ou no tradicional?
O digital surgiu com o crescimento e a consolidação da internet enquanto canal de comunicação, com um grande poder de alcance. Já o tradicional se concentra em ações bastante conhecidas, como impressos, rádio, jornal, revistas, televisão, mala-direta, entre outras.
Por ser denominado como tradicional, muitos acham que é sinônimo de antigo ou ruim, o que pode ser um engano quando se pensa em estratégia.
Embora marketing não seja apenas mídia ou propaganda, muitas empresas – especialmente de pequeno porte – começaram a investir em estratégias digitais para promover sua marca, produtos ou serviços, e deixam de lado o tradicional.
Uma empresa precisa contemplar as duas frentes. Estar presente na internet levando informação útil ao cliente por meio de canais digitais é um imperativo. Praticamente um caminho sem volta. Entretanto, é possível implementar outras ações, pois existem estratégias diferentes e complementares que contribuem para o alcance dos objetivos empresariais.
Para investir em mídia digital não quer dizer que você precisa parar com a mídia tradicional. Ambas possuem relevância para as empresas e cada uma tem um papel diferente. É preciso avaliar bem quem é o cliente, onde ele está e quais mídias podem alcançá-lo com maior efetividade.
Conheça a fundo seu negócio, entenda quem você quer atingir, pesquise seu segmento, planeje seus investimentos e procure combinar as mídias considerando o que há de melhor em cada uma delas. Dessa forma, os resultados deverão ser bem mais efetivos para o seu negócio.