Os ingressos serão gratuitos nos dois primeiros meses mediante agendamento on-line
Após nove anos fechado para visitação, o Museu do Ipiranga da USP reabriu para o público como um dos mais completos e modernos museus da América Latina. Nos últimos três anos, o museu passou por uma reforma que angariou o maior valor já captado entre a iniciativa privada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. O custo da reforma foi estimado em R$ 235 milhões, houve investimentos privados e aportes públicos também. Reaberto, o Museu do Ipiranga tem sua área construída dobrada e área expositiva triplicada, além de acessibilidade a todos os pavimentos do edifício, e a recuperação do Jardim Francês e suas fontes. A expectativa é de que a instituição passe a receber entre 900 mil e 1 milhão de visitantes por ano.
O Museu disponibiliza o lote semanal de ingressos toda sexta-feira, a partir das 10h, mediante agendamento no site ou pela plataforma Sympla. Até o dia 6 de novembro, os ingressos serão gratuitos. O Museu do Ipiranga funciona de terça a domingo, das 11h às 17h, e o mês de setembro seguirá em esquema de soft opening, com cerca de mil visitantes por dia. Há bicicletário e estacionamento para público PCD. O Jardim Francês tem entrada livre, das 11h às 20h.
Foram realizados restauros e inspeções em mais de 3 mil objetos do acervo que estarão expostos na reabertura. Dentre eles, encontram- -se 122 pinturas e duas maquetes de grande porte, juntamente às obras de restauro e ampliação. Algumas obras, por suas dimensões, não saíram do prédio histórico e foram restauradas in loco — é o caso do quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo, da maquete São Paulo em 1841, do holandês Henrique Bakkenist, e das estátuas de mármore e bronze.
No Novo Museu do Ipiranga, o público vai se deparar com 12 exposições — 11 de longa duração e uma mostra temporária. As de longa duração são divididas em dois eixos temáticos: “Para entender a sociedade” e “Para entender o Museu”. A exposição de curta duração, Memórias da Independência, estará aberta por quatro meses a partir de novembro. No total, serão expostos 3.058 itens pertencentes ao acervo do Museu, 509 itens de outras coleções e 76 reproduções e fac-símiles. As mostras contemplam pinturas, esculturas, objetos, móveis, moedas, documentos textuais, fotografias, objetos em tecido e madeira que trazem discussões sobre a sociedade brasileira, desde a esfera íntima da casa até a vida social, e sobre o próprio museu, suas atribuições e funcionamento.
“Restaurant Week” vai até 15 de outubro em São Paulo
Outro bom motivo para ir à São Paulo é a gastronomia que a Cidade oferece. É claro que este é um passeio que pode ser feito a qualquer época do ano, mas estamos num período de descontos especiais. E esta é a chance de conhecer excelentes restaurantes com cardápios exclusivos e preços reduzidos. Estamos falando do ‘Restaurant Week’, que está presente em mais de 20 cidades brasileiras, há mais de 15 anos. e tem como objetivo criar oportunidades e acesso à boa gastronomia, movimentando e aquecendo o mercado gastronômico em período de baixa sazonalidade. Durante os dias do evento, os principais restaurantes preparam um menu especial, temático, com harmonizações diferenciadas e valor fixo para levar aos clientes experiências prazerosas.
Já na 29ª edição, o “São Paulo Restaurant Week” segue até o dia 15 de outubro e homenageia o que Brasil tem de tão famoso, a culinária. O tema”Releituras: Do Clássico à Originalidade Brasileira”, esse festival resgata as heranças ancestrais deixadas por todos os povos que ajudaram a constituir e consolidar o país como multicultural, e traz em um mesmo prato inspiração e novas experiências à mesa. Ao agregar ingredientes, formas de preparo, texturas e cores aos pratos clássicos da cozinha, os chefs reforçam o papel adaptativo da gastronomia.
Já são mais de 180 restaurantes participantes, de todos os tipos e sabores, para levar a criançada, os amigos, o pet, e até mesmo o date! As casas estão distribuídas por todas as regiões da cidade, incluindo ABC Paulista, Granja Viana e Alphaville. Os menus incluem entrada, prato principal e sobremesa, sendo que na categoria Burger o cardápio traz hambúrguer e acompanhamento. Confira os menus e restaurantes participantes no site e acesse nossas redes sociais @restaurantweekbrasil.
Eu visitei o restaurante belga “Chez Vous”, na avenida Lavandisca, 395, no bairro de Moema. De entrada, eu provei o “Pâté de Campagne”, um terrine de porco, servido com salada leve, picles e pão de fermentação natural. Provei também os “Croquettes Fritkot”, muito típico na Bélgica e na Holanda, que são croquettes de queijo a estilo dos fritkots, macios e suculentos com coração de Emmental Paysan Breton. Como prato principal eu provei o “Risotto de saumon à l’Emental Paysan Breton”, que é um risoto de salmão aromático, equilibrado com rúcula e raspas cítricas de limão siciliano e finalizado com Emental Paysan Breton. A Salade de Chèvre também é muito boa, e acompanha queijo de cabra Chabichou, gratinado no pão artesanal de abóbora, servido em cama de salada com maçã fresca, nozes e molho de mostarda com mel. De sobremesa as escolhas são waffle belga com calda de chocolate belga meio amargo ou a mousse batizado de “Blue Note”, uma mousse de chocolate belga meio amargo com crocante de amendoins caramelizados e twist cítrico de maracujá. Ambos são maravilhosos.