Quando se fala em formação de preço, o que vem à memória do empresário é a temida fórmula financeira do “Mark-up”, ou seja, analisar a estrutura do seu negócio. Porém, em um mercado dinâmico e acirrado, só isso não garante o sucesso do negócio.
A realidade atual exige um olhar crítico no segmento em que atua, com monitoramento constante nos concorrentes e formação de parceria perene com seus fornecedores. Um bom desconto em uma compra poderá ser um diferencial para uma política de preço na empresa.
Todavia, qualquer estratégia que envolva uma política de desconto ou aumento de preço de produto ou serviço deverá ser bem planejada, ou seja, o empresário deverá elaborar um estudo detalhado do nicho de mercado em que atua, analisando o ambiente interno e externo de seu negócio, diminuindo assim o impacto e risco em sua decisão na política de alteração de preço em seu negócio.
No entanto, existem estratégias a curto prazo que poderão surtir efeito imediato, uma boa política de controle de estoques, uma redução de custos, despesas, melhoria de processo, enxugamento da estrutura, flexibilidade e agilidade as mudanças do mercado. Isso poderá ser o grande diferencial para uma boa estratégia de descontos e aumento de preço.
Em contrapartida, em momentos de incertezas e dúvidas no cenário atual, sairá na frente a empresa que inovar e posicionar de forma transparente seus valores e diferencial competitivo de seus produtos, apresentando uma imagem com a qual o cliente se identifique, confie e esteja disposto a pagar pela marca oferecida.
Por Davi Jerônimo, Consultor do Sebrae-SP