sexta-feira, 22 novembro 2024

Seu gato arranha tudo em casa?

Você pode educar o seu felino a não mais aprontar com o seu sofá. Eles amam arranhar. É instinto, faz parte da sua construção, ajuda a relaxar e marca território.

Limpar e polir as unhas estão na essência e nos genes da espécie. Passando as unhas em tudo o que é objeto, o seu gato está simplesmente seguindo a vida. Tem que ser feito.

Na verdade, você não pode fazer nada para evitar isso, mas algo que pode fazer é oferecer alternativas.

Um arranhador é essencial. São muitos os tipos oferecidos no mercado. Tamanhos, cores e formas. Você deve encontrar o modelo ideal e se possível até fazer uma troca, principalmente quando usado na fase inicial de vida e depois na fase adulta. Ele pode enjoar de usar o mesmo arranhador.

Crie um espaço em sua casa, uma área de jogos e brincadeiras e nesses brinquedos inclua o arranhador.

Existem os arrasadores verticais, mas não são unanimidades entre os pets. Perceba se ele gostou da novidade, caso não surta efeito troque por um modelo horizontal.

Você descobrir a preferência se conseguir ver marcas já deixadas por ele pela casa, se estão na vertical ou horizontal.

Conhece a Nepeta Capeira? Na forma desidratada é conhecida como erva do gato. É uma erva medicinal da família da hortelã.

De origem europeia e asiática, disseminou-se facilmente por outros países como Estados Unidos. Ela atrai o seu pet a despertar os instintos felinos, incluindo aí o ato de arranhar.

Esse comportamento é observado também em onças, pumas e leões, que ficam mais excitados e eufóricos. Quando sentem o odor da erva é comum que o seu gato queira lamber, cheirar e até mesmo tentar mastigar o local que está exalando.

É um efeito temporário que pode durar até 10 minutos. É possível também que por imunidade, o seu pet não tenha nenhuma reação.

Não há relatos de efeitos em seres humanos, pode ficar tranquilo. A erva do gato não causa dependência e nem é prejudicial à saúde do pet.

Você pode optar pela versão em spray do produto, para evitar o consumo da erva propriamente dita.

Caso o seu felino esteja no grupo dos que não estão nem aí para erva do gato, não se preocupe, mas seja criativo.

Chame a sua atenção para a novidade, utilize o seu brinquedinho favorito como isca. Estimule com movimentos até ele se acostumar com o novo acessório.

Se tudo isso ainda não for o suficiente e o seu gato ainda aprontar pelos móveis da casa, não o recrimine, continue tratando com o devido carinho e paciência.

Você pode usar produtos como uma solução em spray diretamente nos móveis ela serve para que os gatos não arranhem esses objetos.

Procure um especialista veterinário e obtenha mais informações e seja feliz no convívio com o seu pet.

 

 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também