sexta-feira, 22 novembro 2024

Suíça tem parque aquático com neve derretida e visita a ursos

Águas geladas refrescam turistas que flutuam rio abaixo na cidade de Berna 

 É verão na Europa. A neve que cobria os alpes suíços agora derrete, formando rios irresistíveis principalmente em Berna, a capital administrativa da Suíça, onde as correntezas do Aare se transformam em um parque aquático ao ar livre.

À primeira vista, os olhos demoram a ajustar, mas é isso mesmo: águas esverdeadas correm trazendo banhistas, que entram no rio não para um banho tranquilo, mas, sim, para uma flutuação rio abaixo.

Eles levam bolsas à prova d’água (“dry sacks”, o “must” do verão suíço, à venda em todo canto) e descem boiando de costas batendo papo com amigos, deitados em boias coloridas ou, ainda, em pequenos botes infláveis.

Um dos pontos mais populares do verão de Berna é o parque Marzili, onde uma multidão se apinha para tomar sol nos gramados e aproveitar as piscinas tradicionais com trampolim, banheiros e cafés.

O parque fica à beira do rio Aare, cuja margem vira um desfile de gente em roupa de banho subindo os dois quilômetros até o Camping Eichholz: aqui começa a flutuação, que termina justamente em Marzili.

“Só entre se você for um bom nadador. E fique mais para o meio do rio, não perto da margem”, avisa o guia Patrick Bolzli, que faz passeios gratuitos pela cidade em troca de gorjetas (é possível agendar pelo site freewalkingtoursbern.ch/).

Bolzli conta que o rio chega a correr dois metros por segundo, e que não são raras as histórias de acidentes. No começo do verão, o filho de um político da Indonésia morreu afogado, e seu corpo só foi encontrado duas semanas depois.

Suíça se revela por ser um país apaixonante e com atrações para todos os gostos

Zurique, do inglês Zurich, é maior cidade da Suíça, localizada no coração da Europa e aos pés dos alpes suíços. É normalmente o ponto de início quando se visita o País. Conhecida por ser o centro econômico suíço, ela já chegou a ser nomeada como a cidade com melhor qualidade para se viver no mundo, de acordo com “Mercer’s Quality of Living Survey”. A cidade possui o maior aeroporto do País, que tem conexões diretas com 170 destinos pelo mundo todo. Além disso, são apenas dez minutos de trem até a estação central que também é a maior do País.

A cidade em si tem muito a oferecer, a mistura de uma metrópole moderna com o lado histórico de cidade antiga, torna Zurique um lugar especial e muito atraente para pessoas de todos os tipos. A parte histórica é muito charmosa, uma das mais atraentes da cidade, e caminhar pela “Old Town” já vale a visita. Katia e Alexandre Carolino adoram a Suiça e, por isso, já estiveram lá algumas vezes. Em conversa para essa matéria eles destacaram que a culinária suiça encanta e atende aos mais diversos paladares e exigências. Eles sugerem mergulhar na infinidade de queijos suiços, passando pela tradicional Raclette, refeição que leva esse nome devido ao próprio queijo raclette, sem esquecer dos varidados fondues e a batata rösti. Tem razão. Viajar inclui mesmo provar todas as delícias locais.

Gilvana Rodrigues Cobus Procopio e Rafael Gonçalves também estiveram em Zurique e destacam a alta qualidade da malha hoteleira por lá. E apontam que caminhar a pé pela cidade é de fácil locomoção e acesso. Além de Zurique, eles visitaram a cidade de Lauterbrunnen, com as quedas d’água direto dos degelos das montanhas suiças. E de lá eles ainda fizeram a trilha Wengen até Kleine Scheidegg, com paisagens de tirar o fôlego, chegando à Jungfraujoch, considerado o lugar mais alto da Europa.

Os viajantes com destino à Suiça precisam estar preparados pois há quatro línguas oficiais lá: Alemão, Francês, Italiano e Romanche, sendo que cada um deles é falado integralmente em diferentes regiões. E as companhias aéreas que voam com mais frequência do Brasil para lá são: Lufthansa, SWISS e a Singapore Airlines. De uma maneira geral, a melhor época para visitar a Suíça é durante a primavera e o outono, ou seja, entre abril e junho. Já de setembro a outubro a temperatura é mais moderada e menos fria, e não há tantos turistas. A alta temporada é de julho a agosto, quando fica mais quente. Agora se você aprecia o inverno, embarque pra lá preparado para uma paisagem branca e azul também de comtemplar e admirar essa beleza única. Boa viagem!

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também