Com o atual momento econômico muitas pessoas têm optado por empreender, alguns por oportunidade e outros (na sua grande maioria) por necessidade.
O fato de “ter uma ideia de negócio” não necessariamente quer dizer que seja oportuno, ou seja, primeiramente devemos analisar se esta ideia é oportuna; e para isso podemos utilizar ferramentas, como por exemplo, o plano de negócios.
O plano de negócios permite estruturar a ideia, avaliar mercado e, entre outras coisas, avaliar a sua viabilidade econômica, ou seja, se essa ideia de fato tem potencial de ganho e crescimento.
Na parte financeira do plano é possível identificar a real necessidade de recursos e como estarão distribuídos no negócio.
O fato de “não ter dinheiro” é uma grande barreira, pois pode sacrificar a ideia no curto prazo, mas que pode ser superada com algumas alternativas. Se a ideia for oportuna podemos procurar investidores/sócios que acreditem em sua ideia e estão dispostos a apoiá-lo ou procurar crédito nas instituições.
Para o investimento inicial é interessante utilizar recursos de terceiros, pois tende a ter um custo menor de aquisição e um prazo maior de pagamento (normalmente crédito tomado com agentes de desenvolvimentos e instituições financeiras), e direcionar o pouco recurso que você possui para o dia a dia do negócio (capital de giro, crédito com um custo maior).
Se esses cuidados forem tomados a chance de sua ideia prosperar aumentam consideravelmente.
Por Felipe dos Anjos Chiconato, consultor do Sebrae-SP