sábado, 23 novembro 2024

Veludo em alta!

Composições modernas para um produto que tem sido usado desde a Idade Média. Referência quando queremos um ar mais luxuoso e fino ao ambiente. São poucos que concorrem com ele nessa categoria em elegância e classe. Natural ou sintético, possui o lado avesso liso e o externo coberto de pelos bem curtos. A trama estreita produz suas principais características, que são a textura e o toque macio.

Custos: existem variações de veludo que possuem valores mais acessíveis. Nesses casos podem ser utilizados em sua construção o acetato, viscose e até mesmo o algodão. Quando surgiu, foi direcionado principalmente para o uso em roupas de festa e, preferencialmente, para o inverno. Depois tornou-se o queridinho dos designers de decoração, principalmente os de móveis que precisam transmitir um aspecto mais nobre a almofadas e outros revestimentos, principalmente poltronas e sofás.

História: sua origem é indiana. O veludo é comercializado desde o século 14. Aristocrata, desde sempre vestia a nobreza de época na Europa.

Construídos em rudimentares teares manuais, a partir da fibra da seda, com o tempo os italianos começaram a produzir em escala muito maior, o que garantiu fama mundial, afinal os grandes polos em Florença, Veneza e Milão produziam a todo vapor na época.

Vestidos e casacos confeccionados com veludo, além de acessórios, garantiam o luxo que o mercado da época exigia, tudo isso já no século 20.

Nas décadas de 60 e 70, eis que reapareceu na moda com força total, ocupando também espaço como roupa fashion de uso diário e não somente para as grandes festas. Pelo ou pelo em tufos é a origem do nome veludo, do latim Vellus.

Além da moda, o veludo se destaca muito bem na decoração e está em alta novamente. Além do requinte, é uma solução surpreendente para a demanda de cor.

Seu ar vintage ajuda também em combinações com os objetos e acessórios mais modernos da decoração, contrastando e estimulando a criatividade. Não só os móveis podem se beneficiar das características únicas do veludo, mas também acessórios revestidos com o tecido, transmitindo aconchego e beleza. Pufes de veludo são uma ótima opção e um coringa para preencher espaços.

Quer conferir ao ambiente um ar de nobreza? Use e abuse do veludo, tudo na medida certa. Não deixe de consultar o especialista e suas dicas… elas são muito importantes quando falamos em combinação de cores, materiais e possibilidades de uso.

Vamos forrar com veludo?

 
Por Meneghel Decorações
Toda semana um conteúdo novo sobre decoração.
Acesse nosso blog www.menegheldecorações.com.br/blog

 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também