terça-feira, 23 abril 2024

Volta às aulas requer cuidado dos professores

O tempo seco é um terrível aliado contra à classe de docentes

ENTREVISTADO | Dr. Mário Ferraz é referência mundial (Foto: Divulgação)

Diferente do verão que é naturalmente úmido, o inverno e o tempo seco parecem dificultar a manutenção da boa saúde. Nariz e garganta ficam facilmente debilitados mas para que isso não aconteça é necessário que se faça um trabalho redobrado. Os professores e educadores são os que mais sofrem nesse período, pois todos têm a voz como uma ferramenta de trabalho diária e imprescindível. Pode não parecer mas o tempo seco é pior do que o tempo frio, em si. O tempo frio pode ser menos nocivo se nele houver chuvas, o que melhora a qualidade do ar significativamente. 

A falta de chuva e as mudanças repentinas de temperatura também são aliadas desta guerra que se trava nessa época do ano. E para a volta às aulas, entrevistamos o Dr. Mário Ferraz que, gentilmente, listou ações bastante importantes para a prevenção de doenças características desta estação, como: infecções virais, irritação ocular ou sangramento nasal, por exemplo.

Ele afirma que o segredo é um só: muita água. Num exemplo muito prático ele mostrou que garganta seca favorece uma infecção bacteriana. E, por isso, beber água é fundamental, não só para o bom funcionamento do corpo, mas para evitar desidratação. Além de hidratar o corpo é fundamental hidratar as peles da mão e do rosto e hidratar os olhos. Os colírios lubrificantes ou como também é chamado, lágrima artificial, são grandes aliados no dia a dia, pois ajudam a tratar a síndrome do olho seco, combatendo o ardor e o desconforto. 

Assim como a hidratação das fossas nasais, também conhecidas como cavidades nasais, são duas cavidades paralelas que vão das narinas até à faringe. A proteção pode vir desde a entrada delas, com a aplicação de vasilina, ou com a lavagem dos canais nasais com soro fisiológico. Outro bom aliado é colocar toalhas úmidas no quarto, ao dormir. Ou até mesmo a utilização de umidificadores de ar para melhorar a qualidade do ar e, consequentemente, proteger e hidratar as vias respiratórias ao dormir. Tudo isso contribui para boa saúde durante o tempo seco, sem contar com o benefício de uma melhora até na qualidade do sono. 

Dr. Mario ainda reforçou a importância de tomar sol, fazer exercícios físicos e reservar tempo para descanso. Estas pequenas atitudes fortalecem todo nosso sistema imunológico, ajudam na produção hormonal e aliados às dicas de hidratação reduzem a chance de problemas neste período.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também