quinta-feira, 25 abril 2024

20 anos de Apae Show de Santa Bárbara d’Oeste

Exposição fotográfica retrata a trajetória do evento que mostra o talento dos alunos da entidade

Arte | Projeto Apae Show usa linguagens artísticas para potencializar as habilidades e talentos dos alunos (Foto: Divulgação)

Uma exposição de fotos celebra os 20 anos do ‘Apae Show’, evento da entidade de Santa Bárbara d’Oeste que promove a inclusão e mostra a capacidade e talento das pessoas com deficiência através da arte. Alunos, profissionais da Apae de Santa Bárbara e artistas convidados participam do espetáculo com apresentações de música, teatro e dança.

Instalada no Tivoli Shopping, a exposição apresenta através de imagens fotográficas um pouco da história de como foi esse evento ao longo dos anos e pode ser visitada gratuitamente, de acordo com o horário de funcionamento do shopping, até o dia 30 deste mês.

“A data de realização dessa exposição foi escolhida a dedo, para ocorrer dentro desse mês, conhecido como “Setembro Verde”, que é o mês da inclusão social da pessoa com deficiência. A exposição está linda! Vale a pena conferir!”, convida a coordenadora de Marketing do Tivoli Shopping, Paula Funichello.

A iniciativa também faz parte da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, celebrada em agosto e desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes, desde 1963. 

Espetáculo de inclusão e mostra de talentos
Neste ano, o Apae Show aconteceu no dia 28 de agosto com apresentações no ginásio da entidade e também on-line. Além da mostra, uma feira arrecada recursos para a manutenção da entidade.

O espetáculo contou com a participação do Padre Antônio Maria, que é padrinho do evento de inclusão e da Apae de Santa Bárbara, do Padre Agnaldo de Jesus e Maria, pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo, além de cantores convidados, alunos e profissionais da entidade.

“Falar do ApaeShow é uma emoção muito grande, pois faço parte dele desde 2001, quando começamos. Esse é um espetáculo de inclusão, onde artistas e nossos alunos participam no mesmo palco. É uma demonstração de que não há limites do corpo através da dança e da arte. Com isso eles conseguem mostrar do que são capazes, mesmo dentro de suas limitações. Acho esse espetáculo grandioso e lindo!”, explica Lúcia Cristina Armelin, professora de Educação Física da entidade.

“O Apae Show é realmente um verdadeiro espetáculo de inclusão. A arte trabalha muitas habilidades do desenvolvimento humano e além disso, o Apae Show mostra o trabalho da Apae de Santa Bárbara de forma global, mostrando que essas pessoas deficientes não são incapazes. Muito pelo contrário, elas são capazes de muitas coisas e as linguagens artísticas potencializam todas as habilidades que eles já têm. Sou grata por estar à frente desse projeto. É a minha maior realização pessoal e profissional”, diz Viviane Gonçalves de Oliveira Ribeiro, professora de Expressão Corporal e fonoaudióloga da Apae, responsável por toda a organização de palco e pelas coreografias apresentadas no evento.

A professora de Artes, Silaine Rota Roveram Albarote, também celebra o fato de participar do Apae Show. “É muito gratificante e maravilhoso poder participar da preparação e dos ensaios dos alunos para esse evento. É gratificante ver a felicidade no rostinho de cada um deles por estar envolvidos com o Apae Show. E quando eles sobem ao palco, eles ficam muito emocionados. É algo lindo de se ver!”, afirma.

Quem também se anima ao falar sobre o Apae Show são os alunos. “O Apaeshow foi lindo! Eu adorei participar!”, diz Paulo José Florentino, de 29 anos, que foi um dos participantes do evento. “O Apae Show para mim é muito gostoso. É um verdadeiro sonho porque eu gosto muito de dançar. Eu fico feliz de participar!”, diz o aluno Rogério Gomes, de 36 anos.

SHOW | Foto de uma das apresentações com dança e coreografias de alunos da Apae durante o evento beneficente (Foto: Divulgação)

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também