A Produtora HL Filmes lançou uma campanha de crowdfunding para finalizar a produção e realizar o lançamento do filme “A Lei e o Medo”, que tem suas filmagens já realizadas em 2018.
O contexto da captação de imagens era de grande tensão e apreensão política no Brasil, às vésperas das eleições presidenciais que colocariam Jair Bolsonaro no poder.
As gravações de “A Lei e o Medo” registraram as experiências e dificuldades vividas por quem sofre preconceito e violência, seja por ser mulher, negro (a), LGBTQ ou por ter opiniões contrárias à maioria ou ao consenso comum, mantendo os seus direitos de livre manifestação e liberdade de expressão.
O filme traz histórias de pessoas que lutam por uma vida digna e pelo respeito a seus direitos constitucionais fundamentais e pela igualdade dos direitos ainda não estabelecidos por lei, na luta daqueles que hoje são oprimidos, seja pela sua condição de gênero, sexual, raça ou de classe.
CAMPANHA
“A Lei e o Medo” já está com a captação de imagens completa e hoje busca recursos para realizar sua pós-produção, que consiste na edição e finalização de cor e áudio do filme, seu lançamento nas salas de cinema do Brasil e sua divulgação.
Depois de finalizado, a produtora também planeja levar o filme para participar da maior quantidade possível de festivais nacionais e internacionais.
Segundo a HL Filmes, uma das justificativas de buscar o financiamento coletivo é de que obras como esta, de protesto pelas minorias e contra a atual política governante no país, não conseguem obter fomentos públicos e nem privados, justamente por seu viés polêmico, onde nenhuma empresa arriscaria agregar sua marca.
Atualmente, a campanha aberta na plataforma de financiamento coletivo Catarse conta com 6 apoios totalizando R$ 530. A meta é arrecadar R$ 200.000 para finalizar o projeto.