quarta-feira, 11 dezembro 2024
GLOBO DE OURO 2025

‘Ainda Estou Aqui’ recebe duas indicações ao Globo de Ouro após Brasil 20 anos fora da premiação

Obra conseguiu indicações nas categorias de ‘Melhor Filme em Língua Estrangeira’ e de ‘Melhor Atriz’, pela atuação de Fernanda Torres
Por
Isabela Braz
Foto: Reprodução

“Ainda Estou Aqui”, filme de maior bilheteria brasileira após a pandemia, segue com feitos históricos para a história do cinema brasileiro. Após 20 anos – desde a indicação do filme “Diários de Motocicleta” – o Brasil marca seu retorno a premiação do Globo de Ouro com duas indicações.

A obra dramática do cineasta Walter Salles, concorrerá nas categorias “Melhor Filme em Língua Estrangeira” e “Melhor Atriz”, pela atuação de Fernanda Torres.

A atriz também faz história sendo a segunda brasileira nomeada na categoria principal em atuações. Fernanda repete o feito da própria mãe, Fernanda Montenegro, indicada em 1999 como melhor atriz pela atuação de Central do Brasil – filme também dirigido por Walter Salles, ganhador do prêmio de Melhor Filme Internacional no período.

O longa, baseado em uma história real, apresenta um recorte do Brasil da década de 70, ainda sob ditadura cívico-militar, por meio da história da família Paiva – Rubens (Selton Mello), Eunice (Fernanda Torres) e seus cinco filhos. Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece, sendo Eunice responsável por buscar a verdade sobre o paradeiro de seu marido e se reinventar em um drama que já emocionou mais de 2 milhões de brasileiros.

Foto: Reprodução

Outros brasileiros indicados

Com essa indicação, “Ainda Estou Aqui” se torna o sétimo filme indicado na premiação. Confirma demais indicações:

⦁ Orfeu do Carnaval (1960) – Vencedor na categoria de “Melhor Filme em Língua Estrangeira”

⦁ Dona Flor e Seus Dois Maridos (1979) – Indicado na categoria de “Melhor Filme em Língua Estrangeira”, mas perdeu para o filme sueco “Sonata de Outono”

⦁ Pixote, a Lei do Mais Fraco (1982) – Indicado na categoria de “Melhor Filme em Língua Estrangeira”, mas perdeu para o filme inglês “Carruagens de Fogo”

⦁ Central do Brasil (1999) – Vencedor na categoria de “Melhor Filme em Língua Estrangeira”

⦁ Abril Despedaçado (2002) – Indicado na categoria de “Melhor Filme em Língua Estrangeira”, mas perdeu para o filme da Bósnia e Herzegovina “Terra de Ninguém”

⦁ Cidade de Deus (2003) – Indicado na categoria de “Melhor Filme em Língua Estrangeira”, mas perdeu para o filme Afegão “Osama”

⦁ Diários de Motocicleta (2005) – Indicado na categoria de “Melhor Filme em Língua Estrangeira”, mas perdeu para o filme espanhol “Mar Adentro”

Fernanda Torres também se junta a grandes nomes do cinema brasileiro. Veja os atores indicados:

⦁ Sônia Braga – Indicada três vezes, a atriz é a que mais recebeu indicações. Sônia foi indicada como: “Melhor Atriz Coadjuvante em Cinema”, por “O Beijo da Mulher Aranha” (1986); “Melhor Atriz Coadjuvante em Cinema”, por “Luar sobre Parador” (1989); e como “Melhor Atriz Coadjuvante em Televisão” por “Amazônia em Chamas” (1995);

⦁ Daniel Benzali – Ator brasileiro-americano foi indicado como “Melhor Ator em Série de Drama” por sua atuação em “Murder One” (1996)

⦁ Fernanda Torres – Indicada como “Melhor Atriz” pelo filme “Central do Brasil” (1999)

⦁ Wagner Moura – Último ator indicado, Wagner Moura entrou na lista por sua indicação como “Melhor Ator em Série de Drama” por sua atuação em “Narcos” (2016)

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também