“Ainda Estou Aqui”, filme de maior bilheteria brasileira após a pandemia, segue com feitos históricos para a história do cinema brasileiro. Após 20 anos – desde a indicação do filme “Diários de Motocicleta” – o Brasil marca seu retorno a premiação do Globo de Ouro com duas indicações.
A obra dramática do cineasta Walter Salles, concorrerá nas categorias “Melhor Filme em Língua Estrangeira” e “Melhor Atriz”, pela atuação de Fernanda Torres.
A atriz também faz história sendo a segunda brasileira nomeada na categoria principal em atuações. Fernanda repete o feito da própria mãe, Fernanda Montenegro, indicada em 1999 como melhor atriz pela atuação de Central do Brasil – filme também dirigido por Walter Salles, ganhador do prêmio de Melhor Filme Internacional no período.
O longa, baseado em uma história real, apresenta um recorte do Brasil da década de 70, ainda sob ditadura cívico-militar, por meio da história da família Paiva – Rubens (Selton Mello), Eunice (Fernanda Torres) e seus cinco filhos. Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece, sendo Eunice responsável por buscar a verdade sobre o paradeiro de seu marido e se reinventar em um drama que já emocionou mais de 2 milhões de brasileiros.
Outros brasileiros indicados
Com essa indicação, “Ainda Estou Aqui” se torna o sétimo filme indicado na premiação. Confirma demais indicações:
⦁ Orfeu do Carnaval (1960) – Vencedor na categoria de “Melhor Filme em Língua Estrangeira”
⦁ Dona Flor e Seus Dois Maridos (1979) – Indicado na categoria de “Melhor Filme em Língua Estrangeira”, mas perdeu para o filme sueco “Sonata de Outono”
⦁ Pixote, a Lei do Mais Fraco (1982) – Indicado na categoria de “Melhor Filme em Língua Estrangeira”, mas perdeu para o filme inglês “Carruagens de Fogo”
⦁ Central do Brasil (1999) – Vencedor na categoria de “Melhor Filme em Língua Estrangeira”
⦁ Abril Despedaçado (2002) – Indicado na categoria de “Melhor Filme em Língua Estrangeira”, mas perdeu para o filme da Bósnia e Herzegovina “Terra de Ninguém”
⦁ Cidade de Deus (2003) – Indicado na categoria de “Melhor Filme em Língua Estrangeira”, mas perdeu para o filme Afegão “Osama”
⦁ Diários de Motocicleta (2005) – Indicado na categoria de “Melhor Filme em Língua Estrangeira”, mas perdeu para o filme espanhol “Mar Adentro”
Fernanda Torres também se junta a grandes nomes do cinema brasileiro. Veja os atores indicados:
⦁ Sônia Braga – Indicada três vezes, a atriz é a que mais recebeu indicações. Sônia foi indicada como: “Melhor Atriz Coadjuvante em Cinema”, por “O Beijo da Mulher Aranha” (1986); “Melhor Atriz Coadjuvante em Cinema”, por “Luar sobre Parador” (1989); e como “Melhor Atriz Coadjuvante em Televisão” por “Amazônia em Chamas” (1995);
⦁ Daniel Benzali – Ator brasileiro-americano foi indicado como “Melhor Ator em Série de Drama” por sua atuação em “Murder One” (1996)
⦁ Fernanda Torres – Indicada como “Melhor Atriz” pelo filme “Central do Brasil” (1999)
⦁ Wagner Moura – Último ator indicado, Wagner Moura entrou na lista por sua indicação como “Melhor Ator em Série de Drama” por sua atuação em “Narcos” (2016)