
A Prefeitura de Americana divulgou a agenda cultural para o mês de novembro. A programação reúne quatro grandes festivais artísticos nas áreas de literatura, música e artes visuais — todos com entrada gratuita.
Entre os destaques, estão shows dos grupos Negritude Júnior e Encontro de Batuqueiros, além da estreia do festival gospel Celebra Americana, que trará os cantores Fernandinho e Eyshila ao palco do Centro de Cultura e Lazer (CCL).
O secretário de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini, destacou o empenho da administração em promover um mês especial para as artes locais. “O prefeito Chico Sardelli pediu que novembro fosse um mês especial na cultura de Americana, conciliando a valorização dos artistas da nossa cidade com grandes atrações e oportunizando a formação de público e a diversão dos americanenses”, afirmou.
Destaques da programação
- Festival de Literatura de Americana (FLIAM)
8 e 9 de novembro (sábado e domingo)
Praça Comendador Müller
Das 10h às 20h
Apresentações de escritores locais, mesas de debate, lançamentos de livros, contação de histórias, concurso de crônicas e sarau. Entrada gratuita.
- Festival de Artes Visuais de Americana (FAVA)
15 e 16 de novembro (sábado e domingo)
CIEP Prof. Oniva de Moura Brizola (Rua Ari Barroso, 105, Antônio Zanaga)
Das 11h às 17h
Exposição de obras de artistas locais sob o tema “Um olhar pela cidade, a vida em cores”. Entrada gratuita.
- CultivArt Fest – Festival de Música de Americana
21 e 22 de novembro (sexta e sábado)
CCL
Sexta, das 18h às 22h | Sábado, das 8h às 22h
Apresentação e premiação de compositores e intérpretes locais, além de shows de Negritude Júnior, Encontro de Batuqueiros e artistas regionais. Entrada gratuita.
- Celebra Americana – Festival de Música Gospel
14 e 15 de novembro (sexta e sábado)
CCL
Sexta, das 18h às 22h | Sábado, das 16h às 22h
Shows de Fernandinho (dia 14) e Eyshila (dia 15), além de bandas das igrejas da cidade. Entrada solidária com doação de 1 kg de alimento não perecível para o Fundo Social de Solidariedade.
O evento é uma realização da Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado e a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).

Outras atrações culturais
Além dos festivais, a agenda inclui exibições de filmes do Pontos MIS, apresentações da Banda Municipal Monsenhor Nazareno Maggi, exposições no MAC e na Biblioteca Municipal, além de espetáculos de dança como “Cinderela”, “Ariel, a Pequena Sereia” e “O Pequeno Príncipe” no Teatro Municipal Lulu Benencase.
Também fazem parte da programação projetos culturais continuados, como o Maracatu Estação Quilombo, com ensaios, oficinas e o Grande Cortejo da Consciência Negra no dia 16, e o projeto Nascente Musical, com apresentação final no dia 28, ambos com entrada gratuita.
Fonte: Prefeitura de Americana/Secretaria de Cultura





