sábado, 5 julho 2025
ARTES VISUAIS

Artista de Americana integra um dos principais salões de arte do estado, em Vinhedo

Uma das inspirações da artista foi o livro “O Avesso da Pele”, de Jeferson Tenório, vencedor do Prêmio Jabuti de 2021
Por
Diego Rodrigues

A artista plástica americanense Fanny Deltregia teve três obras selecionadas para a edição de 2025 do Salão de Artes Visuais de Vinhedo (SAV), um dos eventos mais tradicionais das artes visuais no estado de São Paulo.

O salão, que acontece há mais de 30 anos, será realizado de 8 de agosto a 13 de setembro, no Centro de Exposições e Galeria de Artes “Edilson Caldeira”, com visitação presencial e tour virtual em 360 graus, incluindo recursos de acessibilidade em Libras e audiodescrição.

Ao todo, foram 1.015 obras foram inscritas por 424 artistas de 76 cidades de oito estados. Ao final, 129 trabalhos de 89 artistas foram escolhidos.

As obras de Fanny integram a série “Entre o Papel e a Pele: Fazendas”, que retrata locais da região com histórico ligado à escravidão — as Fazendas Galvão, Jambeiro e Salto Grande. As peças foram produzidas sobre papel carbono com a técnica de ablação.

“A escolha desses locais foi proposital. Representam fazendas onde houve escravidão na nossa região. Quero provocar uma reflexão sobre o que realmente aconteceu após a abolição e qual foi o destino dessas pessoas escravizadas”, explica Fanny.

 A obra ‘Fazenda Galvão’ faz parte de uma trilogia

Uma das inspirações da artista foi o livro “O Avesso da Pele”, de Jeferson Tenório, vencedor do Prêmio Jabuti de 2021.

Fanny começou a desenhar ainda criança e, aos 13 anos, já produzia caricaturas por encomenda. Após um período afastada da arte enquanto atuava como servidora pública, retomou recentemente sua trajetória artística ao ingressar no curso de Artes Visuais. Em 2023, já teve uma obra selecionada para a IV Mostra “As Taubateanas”, em Taubaté.

“Me sinto honrada por participar do SAV. Foram mais de mil obras inscritas e três das selecionadas são minhas. O salão é reconhecido nacionalmente e esse reconhecimento é muito importante para qualquer artista”, comemora.

Neste ano, o júri foi composto por docentes do Núcleo de Artes Visuais das Oficinas Culturais de Vinhedo.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também