sábado, 4 outubro 2025
REFLEXÃO CRÍTICA

Biblioteca de Americana recebe novos encontros do Clube de Leitura e Cinema ‘Brecha’

O projeto propõe debates sobre literatura e cinema, incentivando a reflexão crítica
Por
Diego Rodrigues
Os encontros acontecem quinzenalmente, das 19h às 21h, e estão marcados para os dias 1º, 15 e 29 de outubro. Foto: Prefeitura de Americana

A Biblioteca Municipal “Professora Jandyra Basseto Pântano”, no Centro de Americana, recebe, nos próximos dias, novas edições do Clube de Leitura e Cinema “Brecha”, sempre com entrada gratuita.

Os encontros acontecem quinzenalmente, das 19h às 21h, e estão marcados para os dias 1º, 15 e 29 de outubro.

O clube
Coordenado por Miguel Rodrigues e Jefferson Souza, do coletivo Americanazine, o projeto propõe debates sobre literatura e cinema, incentivando a reflexão crítica. Professor de artes da rede estadual de ensino, Miguel explica que a iniciativa nasceu de uma parceria de longa data com Jefferson, professor de português. “Há quase 15 anos realizamos projetos juntos, como oficinas de fanzines e exposições. Sempre tivemos essa vontade de criar espaços de encontro, e o clube nasceu justamente para compartilhar leituras, ideias e reflexões coletivas”, conta.

Entre as obras em pauta está Realismo Capitalista, de Mark Fisher, que será discutida nas próximas reuniões, com enfoque em temas como saúde mental, esgotamento, juventude e educação. Também integram a programação Sociedade do Espetáculo, de Guy Debord; Aviso de Incêndio, de Michael Löwy; e Breve Tratado para Atacar a Realidade, de Santiago López Petit.

Seleção de filmes
A seleção de filmes acompanha a proposta crítica, trazendo títulos como La Haine (O Ódio), Edukators (Os Educadores) e Concerning Violence (Sobre a Violência). Segundo Miguel, a escolha das obras busca equilibrar tradição e contemporaneidade.

“Começamos com autores mais antigos, do início do século XX, e chegamos até os contemporâneos, que discutem de forma crítica o mundo de hoje. A ideia é sempre debater a vida contemporânea. Já os filmes partem das discussões que surgem nos encontros sobre os livros, apontando para as obras que dialogam melhor com os temas”, explica.

Caráter democrático
O professor destaca ainda a proposta democrática do projeto. “Os autores já trazem uma bagagem crítica, e a gente procura realizar o clube da forma mais acessível possível, para que qualquer pessoa se sinta à vontade de participar, fazer a leitura junto e também falar o que pensa. O atrativo é justamente ser algo aberto e sem preconceitos.”

Os encontros têm se consolidado como um espaço de troca. De acordo com Miguel, no início havia timidez entre os participantes, mas o clima mudou com o tempo. “Os primeiros encontros começam um pouquinho devagar, mas, aos poucos, o pessoal tem aparecido e, principalmente, tem se soltado. Como ninguém se conhece no começo, existe essa barreira, mas com a regularidade vai se criando um senso de comunidade. Todo mundo já fica mais à vontade para conversar e debater, e isso é muito positivo.”

Mais ações previstas
Além das reuniões de leitura e cinema, o clube deve ganhar novas iniciativas culturais. Em novembro, por exemplo, haverá uma exposição de arte coletiva na própria biblioteca. “Convidamos artistas da região de Americana e haverá um processo de curadoria. Será um evento bem bacana, e nossa ideia é expandir o clube para além das leituras, realizando diversas atividades culturais”, adianta Miguel.
O Clube Brecha seguirá com atividades até o fim do ano, com encontros já confirmados para os dias 12 e 26 de novembro e 3 e 17 de dezembro.

Onde fica?
A Biblioteca Municipal “Professora Jandyra Basseto Pântano” está localizada na Praça Comendador Müller, 172. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (19) 3461-9157.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também