A Biblioteca Municipal Professor Antonio Fernandes Gonçalves de Nova Odessa vai sediar atividades culturais da 16ª edição do Programa Viagem Literária.
A iniciativa é promovida pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo).
A programação será estendida por módulos diferentes, envolvendo literatura de cordel, clubes de leitura virtuais e encontros com escritores.
A primeira atividade está prevista para o dia 16 de agosto, com uma apresentação da Cia Mapinguary, companhia com foco na literatura de cordel.
Em setembro e outubro, a biblioteca promoverá debates com escritores que fazem parte da história do Prêmio São Paulo de Literatura.
Para finalizar, o escritor Maurício de Almeida, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura, vai participar presencialmente de dois bate-papos em data a ser definida.
Ao todo, 65 das 128 bibliotecas públicas inscritas foram selecionadas, incluindo a unidade de Nova Odessa. Os critérios para avaliação e seleção foram as ações realizadas durante o ano pelo espaço, como oficinas, visitas escolares, palestras, entre outras atividades.
O Programa Viagem Literária foi lançado em 2008 para integrar as ações do SisEB e circula anualmente por bibliotecas paulistas com contadores de histórias, escritores e mediadores.
O objetivo do programa é aproximar livros, literatura e bibliotecas das pessoas, promovendo diálogos que despertem práticas leitoras, disseminam o hábito e o gosto pela leitura, além de incentivar a produção literária.