segunda-feira, 8 dezembro 2025
RUMO AO OSCAR

Brasil recebe três indicações ao Globo de Ouro 2026

O filme "O Agente Secreto" é estrelado por Wagner Moura e dirigido por Kleber Mendonça Filho
Por
Nathalia Tetzner
O filme de Kleber Mendonça Filho é sucesso de bilhereteria e crítica. Foto: Victor Jucá/Divulgação

O Brasil irá concorrer em três categorias do Globo de Ouro de 2026. As indicações foram divulgadas nesta segunda-feira (8).

Indicações brasileiras
O filme “Agente Secreto” foi indicado a Melhor Filme em Língua Estrangeira, seguindo o bom desempenho que já havia apresentado em festivais e premiações do fim de ano, como o Festival de Cannes, onde ator e diretor foram premiados com estatuetas.

Wagner Moura, protagonista do longa, também foi nomeado a Melhor Ator em Filme de Drama, categoria equivalente àquela vencida por Fernanda Torres com “Ainda Estou Aqui” no início do ano.

Esta é sua segunda indicação na premiação, 10 anos após disputar a estatueta de Melhor Ator em Série de Drama por “Narcos”, da Netflix.

Surpresa no prêmio
A única indicação inesperada foi em Melhor Filme de Drama, uma das categorias mais prestigiadas do Globo de Ouro. É a primeira vez que uma produção brasileira aparece entre os concorrentes.

Concorrência acirrada
Apesar da indicação histórica, Wagner Moura tem poucas chances de vencer na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama, já que disputa com nomes de grande peso em Hollywood, como Leonardo DiCaprio e Timothée Chalamet, tradicionalmente favoritos nas premiações globais.

No caso de Melhor Filme de Drama, a disputa também é desafiadora: a categoria costuma consagrar produções norte-americanas ou britânicas, que dominam o circuito e têm maior presença entre os votantes.

Por outro lado, a indicação de “Agente Secreto” a Melhor Filme em Língua Estrangeira é vista como a mais promissora para o Brasil, já que especialistas consideram que o filme chega com altas chances de vitória devido ao histórico em festivais.

Termômetro para o Oscar
As indicações ao Globo de Ouro 2026 ajudam a entender como está sendo a recepção dos críticos à produção brasileira. Grande parte dos votantes da premiação também participam do Oscar, o grande desejo dos entusiastas por filmes.

A 83ª edição do Globo de Ouro acontece em 11 de janeiro de 2026, em cerimônia a ser realizada no hotel Beverly Hills, em Los Angeles.

Sobre o filme
Em “Agente Secreto”, Wagner Moura interpreta um professor universitário que deixa São Paulo e retorna ao Recife após um grave desentendimento com um empresário. A partir dessa decisão, a narrativa se desenrola em meio a tensões políticas e situações de disfarce que conduzem a trama.

O protagonista
Reconhecido internacionalmente, Wagner Moura consolidou sua carreira com papéis de grande impacto no cinema e na televisão.

Ficou mundialmente conhecido por interpretar Pablo Escobar na série “Narcos”, da Netflix, performance que lhe rendeu a primeira indicação ao Globo de Ouro, em 2016.

No cinema brasileiro, protagonizou produções marcantes como “Tropa de Elite”, “Tropa de Elite 2” e “Marighella”, este último também sua estreia como diretor.

O diretor
Kleber Mendonça Filho é conhecido por obras como “O Som ao Redor” (2013), “Aquarius” (2016), “Bacurau” (2019) e “Retratos Fantasmas” (2023).

Suas produções costumam abordar conflitos sociais, tensões políticas e diferentes camadas da vida urbana brasileira. A maior parte de seus filmes se passa em Recife, cidade onde o diretor nasceu e que frequentemente serve como cenário e personagem de sua filmografia.

Suas produções já passaram por Cannes em outras ocasiões, mas é a primeira vez que alcança o Globo de Ouro.

Onde assistir
O longa-metragem chegou às telonas do país no ínicio de novembro, mas ainda é possível encontrar sessões em cinemas de Campinas.

Ainda não há previsão de chegada aos streamings.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também