
Foi anunciado nesta quinta-feira (21) pelo The Worlds 50 Best Restaurants um dos mais importantes prêmios da gastronomia. A brasileira Janaína Torres foi eleita a melhor chef feminina do mundo pelo 50 Best, ela é uma das proprietárias do renomado restaurante “A Casa do Porco”, em São Paulo.
Além de proprietária do restaurante paulista, Janaína é sócia de outros estabelecimentos conhecidos como O Bar da Dona Onça, lanchonete de cachorro-quente Hot Pork, a Sorveteria do Centro e da Merenda da Cidade, entre outros.
Em 2023, Janaína já havia sido eleita a melhor chef mulher da América Latina também pelo 50 Best. O titulo de Melhor Chef Feminina do Mundo é entregue à ganhadora de uma votação entre os 1080 especialistas independentes da indústria e restaurantes.
No anúncio feito na rede social X (antigo Twitter), a organização comentou o trabalho da chef com a inclusão social e acessibilidade aos restaurantes assim como seu trabalho com educação alimentar.
“Além de administrar restaurantes com o ex-marido, Jefferson Rueda, Torres apoia diversas causas sociais, tendo reformulado o programa de alimentação escolar de São Paulo antes da pandemia. Durante o período de Lockdown na pandemia, ela alimentou os sem-teto e uniu colegas chefs brasileiros para pressionar o governo por apoio financeiro vital, ganhando o Prêmio Ícone dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina em 2020.”