Quinta, 30 Junho 2022

‘Café com Viola’ divulga cultura caipira

CulturaHORTOLÂNDIA

‘Café com Viola’ divulga cultura caipira

 Festa terá Folia de Reis, Pioneiros do Catira e toque de berrante

Evento é uma ótima opção para quem aprecia a cultura caipira raiz (Foto: Divulgação)

O evento "Café com Viola" acontece no domingo (29), a partir das 8h, no Centro de Memória de Hortolândia Professor Leovigildo Duarte Júnior, Estação Jacuba. O encontro faz parte das comemorações de aniversário de 31 anos do município. 

O "Café Com Viola" é uma ótima opção para quem aprecia a cultura caipira. A abertura começa com um farto café da manhã, que será oferecido para o público. A programação será aberta com o cortejo da Companhia de Santos Reis Rosa dos Anjos, grupo formado nos anos 1980 mantém viva a tradição da Folia de Reis na cidade.

O público poderá também conferir outra importante manifestação da cultura caipira com o grupo Pioneiros do Catira. Criado em 2006, o grupo faz apresentações de catira, estilo de dança popular, cujo ritmo é conduzido pelas batidas dos pés e das mãos dos dançarinos. 

E como uma festa raiz de verdade não faltará o berrante. Para animar o público, haverá a apresentação de Val Berranteiro, ilustre morador da cidade que mostrará diferentes toques de berrante. 

Para quem gosta de cantar os modões e os clássicos da música sertaneja, a programação terá ainda as apresentações da dupla Celito & Ivalone e da Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia, grupo formado em 2009 e que inicialmente chamava-se Orquestra de Viola Comitiva da Esperança.

O evento ainda terá uma novidade tecnológica. A inauguração de uma câmera de monitoramento dos trens que passam na linha férrea anexa ao Centro de Memória. A instalação e o fornecimento do equipamento é de responsabilidade do canal do YouTube Trains Of Brazil, com apoio da empresa Rumo e da Prefeitura de Hortolândia.

A câmera de 360º será colocada em um poste no terreno do Centro de Memória e possibilitará que o público acompanhe em tempo real as passagens dos trens. Além da câmera, o canal do YouTube disponibilizou wi-fi gratuito para o Centro de Memória, que poderá ser utilizado somente pelos visitantes do local mediante uso de senha. Haverá ainda Exposição em homenagem a Mestre Chiquinho.  

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/