terça-feira, 23 abril 2024

Caminhando ‘Nas Trilhas da Cidadania’

Questões como o bullying, o respeito ao meio ambiente, a humanização das relações dentro e fora da escola e a comunicação não violenta, foram alguns dos temas tratados pelos estudantes de cinco escolas do Ensino Fundamental de Santa Bárbara d’Oeste que participam do projeto “Nas Trilhas da Cidadania”, em São Paulo. 

Os 150 alunos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Leonel de Moura Brizola, Angélica Sega Trecomoldi, Therezinha de Castro Pacheco Sbravatti, Charles Keese Dodson e Carmelina Pellegrino Cervone passaram o ano letivo desenvolvendo atividades voluntárias dentro das trilhas da Educação para a Paz, Meio Ambiente e Cultura. O resultado deste trabalho ficou registrado na exposição fotográfica “Nas Trilhas da Cidadania”, clicada pelos próprios alunos. 

A mostra com 50 imagens coloridas de diferentes dimensões será aberta ao público no dia hoje (3), às 13h30, no Museu da Imigração, que fica na Rua João Lino, 371, no Centro, e segue até o dia 14 de dezembro. 

A exposição integra a premiada ação Tribos nas Trilhas da Cidadania, que está sendo levado pela ONG Parceiros Voluntários a cinco estados brasileiros: São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Tocantins e Espírito Santo. 

O objetivo da ONG, que já beneficiou oito milhões de pessoas em 22 anos de atividades, é estimular o protagonismo do jovem tendo como base valores como a ética, a solidariedade, o respeito pela diversidade, a sustentabilidade e o empreendedorismo social. Com chancela da Unesco e quatro livros lançados, a tecnologia social Tribos nas Trilhas da Cidadania comemora 16 anos de atividades e já mobilizou cerca de 155 mil estudantes de escolas públicas e privadas do Brasil. 

ETAPAS 

Na primeira etapa do projeto em Santa Bárbara d’Oeste, os estudantes participaram da capacitação “Desenvolvimento de Lideranças Juvenis”. A proposta é estimular o pensamento crítico sobre os seus relacionamentos, a influência das redes sociais, as expectativas de futuro, o mundo que desejam e também ensinar como fazer planejamento de ações que transformem o contexto escolar e a comunidade onde vivem. Com base neste planejamento desenvolvido pelos alunos, eles escolheram uma ou mais Trilhas para trabalhar – Educação para a Paz, Meio Ambiente e Cultura. Além dos alunos, o projeto busca também mobilizar toda a comunidade escolar – equipe diretiva, professores e familiares – por meio do curso de “Qualificação de Educadores para Participação Social e Mobilização Juvenil”. 

“Neste ano aprendemos a transformar diferentes realidades em objetivos comuns, através do diálogo e do respeito. O projeto da Parceiros Voluntários veio para ajudar nesse processo de transformação da escola e de união dos alunos. Desde a implantação da ação “Nas Trilhas da Cidadania” a rotina diária das crianças se tornou mais leve e menos violenta. A oficina de fotografia revelou aos alunos um novo olhar sobre a escola e se mostrou um grande momento para reflexão e contribuiu na qualidade do convívio e no interesse dos alunos de participar ativamente das atividades escolares”, conta a educadora Danniela Gomes Pereira, da CIEP Leonel de Moura Brizola. 

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