domingo, 7 setembro 2025
PROGRAMAÇÃO GRATUITA

Campinas recebe 15ª Mostra Curta com masterclass com atriz Zezé Motta

Um dos destaques é o telefilme “Dona Elza”, que terá exibição especial com a atriz Teca Pereira
Por
Diego Rodrigues

Entre os dias 10 e 20 de setembro, Campinas será palco da 15ª edição da Mostra Curta, um dos principais festivais de curtas-metragens do Brasil.

Totalmente gratuito, o evento reunirá 91 produções audiovisuais, selecionadas entre 1.133 inscrições vindas de 24 estados e do Distrito Federal. Além das exibições, o festival conta com uma programação paralela rica: oficinas, debates, palestras, masterclasses, lançamento de livro, atrações artísticas e experiências imersivas.

Tema: Transformação

Segundo a coordenadora-geral, Mariana Atauri, o tema da edição deste ano é “transformação”. “Cada vez que assistimos a um filme, ou reassistimos, é uma nova forma de absorção daquele conteúdo, que se modifica a cada exibição e a cada pessoa que o vê”, explica.

A escolha do tema guiou a programação e trouxe nomes de peso, como a atriz Zezé Motta, que ministrará a masterclass “Um canto de luta e resistência”, no dia 16 de setembro, às 19h, no Centro de Convivência Cultural. “Foi um sonho realizado nesta edição que marca nosso debut”, completa Mariana.

Uma trajetória de resistência cultural

Com quase 20 anos de história, a Mostra Curta já exibiu mais de 1.200 filmes e atraiu um público estimado em 25 mil pessoas em suas edições anteriores. Mariana destaca que o festival é também um ato de resistência cultural, especialmente em uma cidade sem sala pública de cinema.

Imagem mostra o cartaz oficial do evento. Foto: Divulgação

“Seguimos cobrando políticas que assegurem espaços permanentes de encontro com o audiovisual. O curta-metragem continua sendo uma linguagem potente de transformação e imaginação de novas realidades”, afirma.

Curadoria e diversidade

A curadoria envolveu um processo especializado e coletivo, com categorias como Nacional, Regional, Infantil, Videodança e Videoclipes. A sessão infantil foi avaliada por Maurício Sparisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas.

Um dos destaques é o telefilme “Dona Elza”, que terá exibição especial com a atriz Teca Pereira. Segundo Mariana, o recorde de inscrições se deve à democratização do audiovisual, que permite produções desde celulares até grandes projetos com atores conhecidos.

Formação e diálogo com o público

A Mostra Curta também foca na formação de público e de novos profissionais. “Temos oficinas práticas, masterclasses e debates pós-sessão. Conseguimos trazer realizadores de outros estados, promovendo o diálogo direto entre público e profissionais. Também agendamos atividades com escolas, universidades e instituições”, destaca a coordenadora.

Programação paralela e experiências imersivas

Além dos filmes, o evento contará com:

  • Atividades infantis no Sesc Campinas
  • Encerramento com DJs e shows
  • Exposição imersiva no MIS sobre os 15 anos da Mostra
  • Cinema imersivo e experiências em realidade virtual (VR)

A Mostra também movimenta a economia local, gerando impacto em setores como alimentação, transporte, hospedagem e serviços gráficos.

Acesso ampliado

As exibições acontecerão em diversos espaços de Campinas, incluindo o Museu da Imagem e do Som (MIS) e pontos fora da região central, ampliando o acesso e democratizando o público.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também