Quem é que nunca se inspirou em uma música para se empoderar diante das adversidades da vida? A música “Ela” de Gabi Queiroz, cantora novaodessense de apenas 23 anos, vem fazendo isso com mulheres de diversas idades e estilos, em um viral impressionante nas redes sociais.
Em alguns dos números expressivos, são mais de 3,6 milhões de visualizações em um vídeo da música no TikTok, 2 milhões no Instagram além de mais de 33 mil pessoas de diversos lugares a utilizando para gravar reels, em diversos compartilhamentos em torno da música que conta a história de uma mulher independente.
E é por meio de histórias pessoais, conversas com amigas que seu processo criativo é mostrado pela cantora que abriu as portas do seu quarto – local de onde nascem milhares de suas ideias – para falar sobre sua trajetória e os planos de sua carreira após o sucesso da sua música.
CARREIRA E REDES SOCIAIS
Mulher, mãe da Alice, cantora, influencer e outras 1002 reinvenções da artista fizeram com que desde a primeira vez que subiu em um palco pela primeira vez aos 11 anos de idade, Gabi não parasse mais de cantar.
Sua relação com a arte começou muito cedo, sendo ressaltado sempre com muito carinho, vinda por influência de seu pai, Alêx Macedo, responsável por ensinar os pequenos acordes de violão para a pequena Gabriella já na infância.
Passando por ballet, teatro, aulas de teclado, a artista sempre teve a certeza que viveria pela arte, mas teve outras profissões – passando até pela pedagogia e psicologia – até consolidar os projetos que queria. “Eu falo que eu tive que trabalhar com outras coisas para eu ter certeza que eu queria música”, diz.
Como um instrumento de trabalho, as redes sociais fizeram com que a cantora, que já brilhava em eventos da cidade, casamentos e bares da região, tivesse seu grande crescimento.
A artista monetiza lives na plataforma do TikTok, passando horas em um universo com admiradores que a escutam cantar pela tela do celular. Hoje são 73,1 mil seguidores na plataforma de vídeos (@gabiqueirozcantora) e 43,9 mil no Instagram (@gabiqueirozcantora) que acompanham as gravações que se dividem entre covers e trabalhos autorais.
“É muito legal esse universo das ‘lives’, eu falo que é um universo paralelo porque o TikTok entrega lives para várias pessoas do mundo e minha música está sendo ouvida em vários países e eu fico muito feliz”, destaca Gabi. “Depois que eu comecei a lançar as músicas acontece muito de a galera chegar e quer ouvir as minhas músicas. Geralmente eu faço 2h30 de live e as vezes tem Lives que eu canto três ou quatro vezes a música Ela, porque sempre chega alguém pedindo”.
Além da carreira de cantora, ela participa de um grupo de amigas influenciadoras digitas, conhecido como “Clube das Influs” – que inclusive participaram do clipe de Ela – que dão muita força além da divulgação e troca de ideias, na amizade do dia-a-dia. “São mulheres, se apoiando num meio onde tem muita rivalidade e competição. Resolvemos nos juntar e fazer um trabalho bem legal. A gente aprende muito uma com a outra”, destaca.
“ELA” E OUTRAS CANÇÕES
A música ELA foi criada em março de 2022 em uma das diversas inspirações da cantora. Com inspirações vindas de uma conversa sobre “ser mulher”, com sua amiga, a música foi feita exclusivamente pensando no mês das mulheres, mas não teve um viral no momento em que foi lançada nas redes.
“Foi uma música que eu fiz intencionalmente, que eu pensei ‘vou escrever sobre isso’ […] foi uma música fácil de escrever, para mim eu estava falando sobre mim, comecei a pensar sobre a mulher que eu sou e eu fiz a música”, conta ela sobre sua música.
Em 2023, a artista não desistiu dessa música e optou por regravar novamente a música, em uma versão voz e violão, que estourou – primeiramente no TikTok e posteriormente no Instagram, ficando em alta, principalmente depois que a música foi lançada em versão de estúdio em agosto.
“A música tomou uma proporção que, claro que eu queria muito e desejei, mas acho que da forma que aconteceu, ver aquilo crescendo, ver muitas mulheres compartilhando o dia-a-dia, com a vida de mãe, empreendedora, me deixou muito feliz”, ressalta orgulhosa e agradecida pelo carinho com que foi recebida pelo público.
Gabi, que já havia um EP Acústico, lançou em m dezembro, o EP “Ela Sou Eu”, com 4 faixas exclusivas, trazendo além de “Ela”, a música “Vamos Se Desconhecer”, “Insufilme”, em parceria com a cantora e amiga pessoal, Ana Vieira, e “Roxo Púrpura”. Todas as músicas presentes em plataformas de streaming.
A cantora já deixa claro que tem projetos com muita coisa boa vindo por aí ainda neste ano, com um projeto de lançar agora um álbum e trabalhar mais as músicas autorais em seus shows, para levar o nome do MPB da região para o Brasil todo.