sexta-feira, 22 novembro 2024

Centro Cultural realiza sarau no Romano em Santa Bárbara

“A palavra em manifesto”. Com esse propósito, a Associação Motta de Capoeira e Cultura Afro realiza amanhã (2), a partir das 18h, o sarau “Versos de Resistência”. A atividade acontecerá no Centro Cultural Edgard Tricânico D’Elboux, no Conjunto Habitacional Roberto Romano, em Santa Bárbara d’Oeste. 

O sarau reúne poetas das oficinas literárias marginais que a Associação vêm desenvolvendo, com o propósito de buscar o fortalecimento da expressão e resistência com reflexões da realidade atual da comunidade. 

Na programação, recitação de poesia, performances, intervenções, todo e qualquer tipo de arte será permitida e bem-vinda durante o evento. “Teremos apresentação do batuque da Associação, apresentações de poesia dos participantes da oficina Versos de Resistência, teatro com Jotapê Antunes e o grupo de Teatro da Quebrada, apresentações de rap com Frank Melodia e o grupo Plena Rap e muitas outras que serão realizadas conforme o seguimento do evento”, conta Júlia Motta, uma das idealizadoras da oficina de literatura poética marginal e do sarau. 

A poeta acredita que é de extrema importância dar voz às manifestações através da arte e da cultura. “Quando me dei conta do quão necessário era a poesia estar dentro da comunidade, me fiz presente em oficinas em que pude livremente passar adiante alguns caminhos importantes que precisamos refletir, sair apenas dos pensamentos e deixar viva a nossa arte. A poesia marginal é nossa voz mais alta e o sarau é um espaço para nós nos manifestarmos”, explica. 

O propósito do sarau ainda se intersecta com a chegada de novembro, iniciando as atividades direcionadas ao Dia da Consciência Negra, com o feriado no dia 20. “Somos resistência viva de novembro a novembro. O dia 20 nos faz refletir sobre a nossa história e qual é o nosso protagonismo na sociedade atual. Estarmos juntos também é uma forma de resistência e o sarau Versos de Resistência busca isso, fortalecendo todas as artes e culturas, e dando ainda mais importância as nossas manifestações”, afirma Júlia. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também