O Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior” de Hortolândia estará aberto neste fim de semana para visitação do público.
O espaço, que fica disponível para receber os visitantes todo último final de semana de cada mês, abre hoje (28) e amanhã (29), das 9h às 16h. O centro fica localizado na Rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. A entrada é gratuita.
O Centro de Memória reúne acervo sobre a história da estação e do município e dispõe de videoteca, biblioteca, mapoteca, fototeca e terminal de consulta digital. Durante a semana, o espaço realiza visitas monitoradas para escolas públicas e particulares, empresas e entidades.
Para quem tem mais idade, o Centro de Memória é uma verdadeira viagem no tempo. O espaço ocupa o prédio da antiga Estação Ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura. De acordo com pesquisas feitas pela Secretaria de Cultura, a Estação Ferroviária Jacuba começou a funcionar em 1917. A chegada da linha férrea e da própria estação, contribuíram para o desenvolvimento da cidade, que até então era um povoado. Antes da estação, funcionava no local um Posto Telegráfico, que servia de ponto de referência para a população local. A estação funcionou até a década de 1970. Posteriormente, o prédio foi tombado como Patrimônio Histórico do Município. Em 2011, ele foi restaurado e se tornou o Centro de Memória, inaugurado em 2014.
Já para os mais jovens, o Centro de Memória é uma boa opção de passeio para conhecer um pouco da história da cidade. Atualmente, o espaço ainda está com a exposição “Hortolândia: de trilha, passagem para tropeiros e os ventos nos levam ao rodeio”, que mostra a influência do tropeirismo na formação histórico-cultural do município.
Além da exposição que está disponível no local, o visitante poderá ainda conferir diversos outros atrativos do Centro de Memória.