quinta-feira, 21 novembro 2024
TEATRO INFANTIL

Cia Arte das Águas exibe a peça “O menino coruja”, Santa Bárbara d’Oeste

Após a apresentação, acontecerá o bate-papo “O Canto da Coruja”, entre artistas, público e uma psicóloga convidada
Por
Vitória Silva

Comemorando 15 anos de trajetória dedicada à pesquisa continuada com foco no teatro popular musical e nas raízes do interior paulista, a Cia Arte das Águas, de Ibirá (SP), apresenta em Santa Bárbara d’Oeste o espetáculo “O menino coruja”. O evento será na quinta-feira (15), às 14h, no CEU DAS ARTES Ariovaldo Inácio, no Planalto do Sol. A peça é gratuita e com tradução em libras.

A programação tem apoio da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste e as parcerias da Secretaria Municipal de Cultura e Cia. Gramelô de Teatro.

A atriz e produtora, Laísa Anselmi conta que “O menino coruja” é uma peça infanto juvenil, tem muitos traços na dramaturgia de coisas ouvidas de alunos e relatos de aprendizes do projeto social mantido pela Arte das Águas há cerca de 10 anos e tem direção geral do ator, cantor e dublador, Ivan Parente.

A classificação etária é livre, por conta de que a história é contada com poesia e música. Mas para o público ter um entendimento da peça, a indicação é que seja de oito anos para cima. “A gente sempre pré-indica que seja de oito anos para cima, que é uma faixa etária interessante, por conta da dramaturgia, que trata de temas muito sensíveis como por exemplo, a violência doméstica”, explica Laísa Anselmi.

SINOPSE:

O espetáculo retrata a vida simples e rural de um menino brejeiro do interior paulista, Toninho. Seus sonhos, seu olhar, suas tristezas, seus dramas, sua dor, a busca pela composição familiar perdida na memória com a morte da mãe e a solidão na qual se encontra o pai, que também vive esse luto há 10 anos. Então eles vivem nessa atmosfera de tristeza, que é o que encontramos nas crianças. O jovenzinho, de extrema sensibilidade e amante dos passarinhos, conecta-se a esta busca de reconstruir a família e a imagem da mãe através de sua paixão pelo canto da coruja.

O menino coruja é sobre relações de afeto, porque ele fala sobre o amor de pai e filho, filho e mãe, amigos e irmãos.

Nessa jornada, o personagem conecta-se com o canto dos pássaros. O elenco conta com Antonio Bucca, Duda Silva, Laisa Anselmi, Rian Gimenes e Victor Castioni.

Bate-papo

Após a apresentação, acontece o bate-papo “O Canto da Coruja”, entre artistas, público e uma psicóloga convidada, abordando o processo de montagem e as temáticas abordadas, como depressão na infância e violência e o quanto a arte se faz necessária nesses contextos.

Laísa Anselmi conta que o projeto que vai para Santa Bárbara, é contemplado pelo Governo do Estado de São, em parceria com a Lei Paulo Gustavo, que se chama Comitiva Esperança – Uma Circulação Caipira pelo Ser‘tão’ Nosso. Um dos intuitos dele quando foi escrito, foi comemorar os 15 anos de história da companhia, passando por 15 cidades.

“Dentro do projeto é escolhido um tema, que tem relação com a história da companhia e com o espetáculo. A história do menino coruja, achamos muito pouco entregar para o público um conteúdo sensível, abordar esses temas e ir embora, porque nossa passagem pela cidade é muito breve. Então queríamos uma forma de deixar alguma coisa para essas pessoas. Usamos o espetáculo como uma forma de entrada e fazemos esse debate com um psicólogo do município, para que ele apresente para o público os temas de uma forma tranquila e fale dos órgãos públicos que estão à disposição da população”, explica a atriz e produtora, Laísa Anselmi.

Oficina

Na mesma data, a companhia ainda oferece em Santa Bárbara d’Oeste a oficina gratuita “O jogo estabelecido para a interpretação”, às 09h30, também no CEU DAS ARTES Ariovaldo Inácio – “Vardão”. Não há necessidade de inscrição prévia e podem participar todas as pessoas interessadas a partir dos 12 anos. Por meio de jogos e dinâmicas, técnicas vocais e princípios da improvisação verbal e não verbal, será proposta a ativação de estados como disponibilidade para o jogo, imaginação e prontidão cênica.

SERVIÇO:

Projeto Comitiva Esperança – Uma Circulação Caipira pelo Ser‘tão’ Nosso Com Cia Arte das Águas

15/08 – O MENINO CORUJA – SANTA BÁRBARA D’OESTE/SP
Local e horário da oficina:
CEU DAS ARTES Ariovaldo Inácio – “Vardão” (Auditório) – Rua Argeu Egídio dos Santos, 100, Planalto do Sol – 9h30
Local e horário da apresentação: CEU DAS ARTES Ariovaldo Inácio – “Vardão” – Rua Argeu Egídio dos Santos, 100, Planalto do Sol – 14h
Apoio: Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste
Informações: www.instagram.com/artedasaguas

Foto: Cia Arte das Águas
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também