“Não! Não Olhe!”, “O Debate”, “Marte Um” e “After” estreiam nas principais salas do País
Celebrado por “Corra!” e “Nós”, Jordan Peele volta aos cinemas —desta vez com um lançamento que demorou a chegar nas salas brasileiras. “Não! Não Olhe!” mostra como o diretor americano consegue misturar questões raciais e socioeconômicas com os filmes B, num faroeste recheado de alienígenas. A trama é protagonizada por Daniel Kaluuya, que no longa acaba de herdar um rancho de cavalos treinados para Hollywood após a morte do pai. Fenômenos bizarros começam a ocorrer com mais frequência com os personagens da região, entre eles um antigo astro coreano que testemunhou um violento e inexplicável massacre cometido por um chimpanzé alucinado.
Do lado brasileiro, o cinema nacional está representado com quatro estreias nesta semana. “Marte Um”, após um carreira de sucesso nos festivais de Gramado e Sundance, chega ao circuito comercial e destaca mais um nome da cena cinematográfica mineira, Gabriel Martins, que dirige a história sobre uma família negra às voltas com seus desafios, desejos e o colapso do Brasil.
Estreia ainda “O Debate”, baseado no livro de Guel Arraes e Jorge Furtado, que mistura discussões de um casal de jornalistas que acaba de se separar, o quente noticiário nacional e os rumos de um telejornal. Há ainda o brutal “Cano Serrado”, sobre um sargento que quer fazer justiça com as próprias mãos, e “Assalto na Paulista”, baseado num crime real de 2011, que levou milhões de um banco na avenida Paulista.
Há ainda o curioso “Onoda – 10 Mil Noites na Selva”, sobre um soldado japonês que passou décadas acreditando que a Segunda Guerra Mundial não acabou, o infantil “O Lendário Cão Guerreiro”, sobre um cãozinho que quer se tornar um samurai para salvar o dia, e o erótico água com açúcar “After – Depois da Promessa”, 4º filme da série baseado nos livros de Anna Todd.
AFTER
A adaptação do best-seller com cenas eróticas para adolescentes chega ao seu quarto título. Em “Depois da Promessa”, a jovem Tessa começa a perceber que Hardin, o rapaz com quem
teve sua descoberta sexual, tem mais rojões do que ela consegue segurar. Em outras palavras, o relacionamento é tóxico, e a menina enfim pensa mais no seu bem-estar do que na paixão avassaladora. EUA, 2022. Direção: Castille Landon. Com: Hero Fiennes Tiffin, Josephine Langford e Louise Lombard. 14 anos.
NA PAULISTA
Baseado num assalto real de 2011 que levou cerca de R$ 500 milhões de um banco na avenida Paulista, este “heist movie” à brasileira imagina a despedida de um grande golpista do interior paulista que planeja ao longo de um ano o complexo crime ao lado de sua filha adotiva. Mas, como sempre, nem tudo vai sair como previsto. Brasil, 2022. Direção: Flavio Frederico. Com: Bianca Bin, Eriberto Leão e Adriano Bolshi. 16 anos.
CANO SERRADO
Último longa de Rubens Caribé, ator morto em junho deste ano. Na trama, ele vive um sargento que quer vingar o irmão, um caminhoneiro que foi assassinado. Mas, enquanto o militar com sangue nos olhos se acha dono da cidade, numa terra que parece não ter lei, os policiais da capital, encabeçados pelo delegado vivido por Fernando Eiras, vão tentar frear essa sede de justiça com as próprias mãos. Brasil, 2017. Direção: Erik de Castro. Elenco: Fernando Eiras, Paulo Miklos e Rubens Caribé. 16 anos.