quarta-feira, 23 abril 2025
CULTURA SUSTENTÁVEL

CineSolarzinho traz sessões gratuitas de cinema ao ar livre para crianças em Americana

As sessões contam com recursos de acessibilidade como Libras, audiodescrição e legenda descritiva
Por
Redação
Foto: Divulgação

A quadra da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Milton Santos, no Parque Dom Pedro II (região da Praia Azul), em Americana, será palco de uma experiência cultural única nesta quinta-feira (24). O espaço recebe a primeira edição do CineSolarzinho, cinema itinerante movido a energia solar e voltado especialmente ao público infantil. A programação começa às 18h30, com entrada gratuita, pipoca e diversão para toda a família — não é necessário retirar ingressos.

Serão exibidos curtas-metragens com temáticas ambientais e a animação “O Reino dos Elfos” (2016), com classificação livre. As sessões contam com recursos de acessibilidade como Libras, audiodescrição e legenda descritiva.

“Estamos muito felizes em receber a primeira edição do CineSolarzinho em Americana. Realizar as exibições em uma escola reforça a relevância da Cultura na formação individual e para o desenvolvimento da comunidade escolar. Convido as famílias a prestigiarem os filmes e se divertirem”, destaca o secretário de Educação, Vinicius Ghizini, que responde interinamente também pela Secretaria de Cultura e Turismo.

Uma estação de cultura movida a sol

O CineSolarzinho opera através de um furgão, que é uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Por meio de luzes coloridas, da decoração de material reciclado e de objetos com princípios de magnetismo e eletricidade, o público presente descobre, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

“O CineSolarzinho, projeto pensado especialmente para o público infantil, é essencial para a democratização da produção audiovisual no Brasil, considerando que apenas 9% das cidades brasileiras possuem salas de cinema. Além disso, ir ao cinema pode ser uma atividade cara para as famílias, que gastam com ingressos, transporte e pipoca. Nesse contexto, a proposta surge como uma alternativa cultural gratuita e ao ar livre para toda a família proporcionando uma experiência divertida e acessível. O CineSolarzinho não só oferece filmes que ampliam o imaginário infantil, mas também cria novas possibilidades de visão de mundo para os pequenos, que são o nosso futuro. E, no primeiro cinema do Brasil movido por energia limpa e renovável, essa experiência é ainda mais enriquecedora”, diz a idealizadora do CineSolar, Cynthia Alario.

“As atividades do CineSolarzinho, apoiado por nós por meio da frente Circuito CPFL, democratiza o acesso à cultura para as nossas comunidades. Além de poder vivenciar a alegria que as telonas proporcionam, a iniciativa também desperta a consciência para um desenvolvimento mais sustentável ao disponibilizar oficinas de educação ambiental para as crianças e jovens ali presentes”, destaca a head do Instituto CPFL, Daniela Ortolani Pagotto.

O CineSolarzinho é a versão desenhada especialmente para o público infantil do CineSolar. Desenvolvido pela Brazucah Produções, há 12 anos o CineSolar transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 2730 sessões (com exibição de 290 filmes) e 780 oficinas para 397 mil pessoas de 890 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. 

O projeto, que cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), já percorreu mais de 350 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

Realização

A primeira edição do CineSolarzinho em Americana é viabilizada pelo ProAC, com patrocínio do Grupo CPFL Energia, apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura de Americana, por meio das secretarias de Educação e de Cultura e Turismo. A realização é da Brazucah Produções e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Programação

Data: 24 de abril (quinta-feira)
Local: Quadra da EMEF Prof. Milton Santos – Rua Félicio Zamperlin, 200, Parque Dom Pedro II (região da Praia Azul)
18h30 – 1ª sessão: Curtas-metragens ambientais
19h30 – 2ª sessão: Animação “O Reino dos Elfos”
Atrações: Pipoca gratuita e visita ao furgão CineSolar

Filmes confirmados

  • Histórias Milenares – Conhecendo a China (Brasil – 2025)
  • Lagrimar (Brasil – 2024)
  • Os Macurus (Brasil – 2022)
  • Where Are You From? (Uruguai – 2023)
  • Ilha do Lixo (Brasil – 2023)
  • Vellozia (Brasil – 2024)
  • Céu Fumaça – A Emergência Climática na Voz das Crianças (Brasil – 2022)
  • Floresta que Refresca (Brasil – 2019)
  • Verde! (Brasil – 2020)
  • O Reino dos Elfos (China – 2016)
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também