O Circuito – Nova Música, Novos Caminhos retorna em 2026 para a sexta edição e, pela primeira vez, traz uma atração internacional na programação: a banda portuguesa MAQUINA, que desembarca no Brasil com exclusividade para participar da turnê. A edição também amplia o roteiro com a inclusão de uma nova cidade, reforçando a proposta do projeto de fortalecer a cena independente com uma experiência “on the road” voltada à circulação de artistas e públicos.
A programação começa em 5 de março, em São Paulo, e segue para Americana no dia 6, com show na Vibes. Na sequência, o circuito passa por Sorocaba, no dia 7, e encerra a rota em Limeira, no dia 8, cidade que entra pela primeira vez no trajeto. Em cada noite, além de MAQUINA, Exclusive Os Cabides e Janine, um artista local completa a programação. Os ingressos têm valores a partir de 15 reais, e a classificação é para maiores de 18 anos.
Exclusive Os Cabides destaca influências e show ao vivo
A reportagem conversou com Carol Werutsky, baterista, e João Paulo Pretto, vocalista e guitarrista da banda Exclusive Os Cabides, de Florianópolis, que comentaram referências e identidade do grupo. João citou influências do rock americano dos anos 1970 e de bandas brasileiras, como Mutantes e Titãs. “Nós tentamos mesclar tudo e fazer uma grande loucura majoritariamente em português”, afirmou.
Carol disse que a diversidade de gostos pessoais influencia o som da banda. “Eu acho que cada um da banda tem um estilo de coisas de que gosta de ouvir, que vão de Blink 182 ao jazz. Eu cresci sendo um pouco emo e gosto de rock feito por garotas. A banda é uma mistura do que nós somos”, explicou.
Nome surgiu após frase em entrevista
A origem do nome Exclusive Os Cabides vem de um episódio envolvendo os primos e fundadores Antônio dos Anjos e João Paulo Pretto. Após a loja do avô deles ser assaltada em Florianópolis, ele deu entrevista a uma TV local e disse que os ladrões levaram tudo, “exclusive os cabides”, quando pretendia dizer “inclusive os cabides”.
Sobre o show, João afirmou que a internet é importante, mas o palco segue como parte central da experiência. “Nosso show é bem divertido, a plateia costuma dar bastante risada, é uma apresentação animada”, completou.

Projeto aposta em itinerância e economia criativa
O Circuito é idealizado pela produtora Vegas Cultural, com curadoria do jornalista Lúcio Ribeiro. Desde 2025, o projeto já percorreu cerca de dois mil quilômetros pelo estado de São Paulo e mantém a proposta de estimular a convivência entre artistas na estrada, fortalecer a economia criativa e criar oportunidades para novos nomes circularem pelo país.





