As apresentações acontecem no dia 15 de abril, às 16h e 19h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, o Teatro do Engenho
Foto: Divulgação / Prefeitura de Piracicaba
O segundo concerto da Temporada 2023 da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) é caracterizado pelo ineditismo e inovação, em que o mesmo convidado para ser o solista ao violino também se alterna na regência dos 60 instrumentistas. A façanha estará aos cuidados de Daniel Guedes, carioca de 46 anos considerado um dos mais importantes músicos brasileiros de sua geração. As apresentações acontecem no dia 15 de abril, às 16h e 19h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, o Teatro do Engenho.
Para este mês, a OSP definiu novas formas de distribuição gratuita dos ingressos, com a intenção de evitar desistências do público e permitir que mais pessoas tenham acesso às apresentações. A partir de agora, os bilhetes estarão disponíveis na sexta-feira anterior ao concerto, dia 14, ao meio-dia, no site megabilheteria.com. Cada CPF cadastrado pode retirar até 2 convites pela internet. Além disso, serão disponibilizados 50 ingressos na bilheteria do Teatro, que serão distribuídos 30 minutos antes de cada sessão.
Daniel Guedes é regente da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Desde os 10 anos, atua como solista das principais orquestras brasileiras e, também, nos EUA, Canadá, Inglaterra, Alemanha, Noruega, Itália e América do Sul. Ele já esteve em Piracicaba em maio de 2015, ao solo de uma obra de Tchaikovsky, regido pelo maestro Jamil Maluf, e em 2016, como professor do Feimep (Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba).
A Temporada 2023 da OSP é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com o patrocínio prata da Hyundai e da Caterpillar, além de recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba e Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).
PROGRAMA – É de Beethoven a obra em que determinados momentos Daniel Guedes será o solista ao violino e, em outros, fará a regência: “Concerto em ré maior para violino e orquestra, Op. 61”, de 1806, que possui 42 minutos de duração e três movimentos caracterizados pela grande dificuldade técnica de execução. Embora considerado o mais belo concerto e um dos mais executados no mundo, levou 40 anos para ganhar a reputação que possui hoje.
Do austríaco Franz Schubert, a OSP apresenta a “Sinfonia Nº 8 em si menor, D 759”, composta em Viena, em 1822, e apresentada pela primeira vez apenas 37 anos depois da morte do compositor. É conhecida como “Sinfonia Inacabada” por contar apenas com dois movimentos. Já a numeração deve-se ao fato de ter sido o oitavo esboço de uma série de outras sinfonias deixadas inacabadas por Schubert.
Integram ainda o programa duas obras brasileiras, entre elas a valsa “Saudade”, da carioca Chiquinha Gonzaga. Ela foi escrita após a morte do maestro campineiro Carlos Gomes, ocorrida em setembro de 1896, de quem a compositora e maestrina era admiradora e amiga. A homenagem foi guardada em segredo por vários anos e publicada em 2011, no acervo digital que compilou suas mais de 2.000 composições.
A OSP apresenta também “Abertura Brasil 2012”, do gaúcho Dimitri Cervo, de 55 anos, indicado ao Grammy Latino e seis vezes vencedor do Prêmio Açorianos de Melhor Compositor Erudito. A obra teve sua estreia em 2012, pela Orquestra Sinfônica Brasileira, em dois concertos lotados no Theatro Municipal do RJ. Em 2013, foi apresentada sob sua regência pela Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo e Banda Municipal de Porto Alegre. A peça foi executada ainda na Coreia do Sul e em diversas cidades norte-americanas.
SERVIÇO –Temporada 2023 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, no Teatro Erotídes de Campos (av. Dr. Maurice Allain, 454, Engenho Central). Sábado (15), às 16h e 19h. Entrada gratuita. Ingressos antecipados no megabilheteria.com ou presencialmente na bilheteria. Na entrada do espetáculo, doe alimentos em prol do Fundo Social de Solidariedade (milho, sardinha e ervilha). Informações: Facebook, Instagram @sinfonicapiracicaba ou no site oficial osp.art.br.