O que aconteceu depois do “Felizes Para Sempre”? As escritoras Juliana Costa de Souza e Ana Clara Costa de Souza – mãe e filha – respondem isso no novo livro “As Terras Orgânicas da Branca de Neve”, que será lançado no próximo sábado (30), no Espaço do Escritor da FLAAM (Feira Literária e Artística de Americana).
Com ilustrações de Maria Luiza Scaramal Santarosa, o livro infantil vem como uma continuação do tradicional conto de fadas Branca de Neve, mostrando como a vida continuou e quais desafios a princesa precisou enfrentar.
O principal deles foi vencer o trauma gerado pelo veneno da maçã, o que resultou numa incrível transformação.
Segundo as autoras, o livro apresenta uma história de superação pessoal, valores a serem cultivados, empoderamento feminino, consciência ecológica, cooperação e, de brinde, uma dose de planejamento estratégico, tendo como tema central o cultivo orgânico do alimento baseado em vivências reais das autoras ao longo de dez anos.
“Num futuro próximo, cultivar o próprio alimento será o que de mais valioso poderá ser feito pela saúde individual e do planeta. Esse livro auxilia as crianças nesse incrível aprendizado e contribui com a formação de uma geração mais saudável e consciente”, destacam as autoras Juliana e Ana Clara.
A ideia para o livro surgiu quando Ana Clara, com 8 anos, voltou da escola animada ao contar que adorou a pergunta da professora: “O que será que aconteceu depois do felizes para sempre?” Isso inspirou mãe e filha a imaginarem como teria sido a vida de várias princesas depois que suas histórias terminavam.
Ao pensar na Branca de Neve, rapidamente associaram o veneno da maçã ao agrotóxico, o que as inspirou a criar uma nova história. Segundo as autoras, esse é o primeiro livro escrito em colaboração pelas autoras, marcando oficialmente Ana Clara como autora e Maria Luiza como ilustradora de literatura infantil.
Como comprar o livro?
As Terras Orgânicas da Branca de Neve tem preço de capa de R$ 54,90 e está disponível na Papelaria Tamoio, na Rua das Imbuias, 244, no bairro Jardim São Paulo, em Americana. Informações: (19) 3601-5721. Contato com as autoras: Instagram @assuntosqueimportamdeverdade
Sobre as autoras
Juliana Costa dedica-se às questões do feminino e da sustentabilidade, especialmente ao cultivo de alimentos orgânicos na Chácara Day Luz. Com formação em Direito e especialização em Sexualidade Humana, atua no Projeto Afin e lidera o CEJUSC de Nova Odessa, ambos pelo TJSP.
Ana Clara Costa é aluna do 7° ano do ensino fundamental II e realiza trabalho voluntário cultivando alimentos orgânicos na Chácara Day Luz desde que nasceu. Foi essa prática, aliada à sua criatividade, que deu origem ao seu primeiro livro.
A ilustradora
Maria Luiza Santarosa começou a desenhar aos 12 anos. Aos 15, passou a dedicar-se aos animes por diversão e aos cartoons de forma profissional. A experiência com diferentes desafios e clientes a levou oficialmente ao seu primeiro livro como ilustradora.
Espaço do escritor FLAAM
O projeto é uma iniciativa da FLAAM, numa parceria com a Papelaria Tamoio. A ação consiste em dedicar uma prateleira com livros de autores independentes (que já participaram de algum evento da FLAAM), que podem deixar seus exemplares no local e a Papelaria Tamoio faz a revenda, além de usar o espaço para lançamentos.
FLAAM
É um evento cultural idealizado e organizado por Juliano Schiavo e Márcia Tomiyama, que contará com a participação de escritores, artesãos, músicos, dançarinos, atores, entre outros. O evento está previsto para ser promovido nos dias 18 e 19 de novembro no SESI Americana, com entrada franca. Informações: @feiraliterariaeartistica.