
O documentário “A Controvérsia Confederada”, produzido pela Associação Motta de Capoeira e Cultura Afro juntamente com a produtora Apto. 21 Filmes, terá sua primeira exibição nesta quinta-feira (27), às 18h30, no Anfiteatro Municipal “Detinha Dagnoni” em Santa Bárbara d’Oeste. A entrada é gratuita.
Dirigido por Denis Carvalho e com produção assinada por Silvia e Mestre Motta, o filme foi financiado com recursos do Governo Federal, a partir do projeto aprovado na Lei Paulo Gustavo em edital aberto na cidade de Santa Bárbara d’Oeste.
A obra, que aponta a ausência da história e da perspectiva do povo preto escravizado em Santa Bárbara e região, coloca na tela o seu ponto de vista crítico dessa história, propondo reflexões e observando os acontecimentos históricos desde a Guerra Civil estadunidense, que resultou na imigração de sulistas confederados e a posterior fundação de Santa Bárbara d’Oeste e Americana, até os debates e embates mais recentes, como no movimento “Abaixo a Bandeira Confederada” e a criação da lei municipal que proíbe a utilização de símbolos racistas em festas e divertimentos públicos.
A produtora Silvia Motta ressalta a importância da realização do documentário. “Muitos de nossos antepassados foram calados e não tiveram a oportunidade de se manifestar sobre o tamanho desse problema. Este filme é um documento histórico para ficar registrado e desenhado como esse símbolo atravessa e agride o povo preto”, explica.
“Tivemos avanços políticos recentes na cidade em relação a esse problema. O documentário serve para mostrar também como chegamos até aqui para que não haja retrocesso e aponta caminhos de como avançar no que ainda precisamos”, sinaliza Silvia.

CONTEXTO
Com uma abordagem ampla para todos os nuances que fazem parte da discussão, o filme não deixa de fora os últimos acontecimentos internacionais que estão conectados a essa questão. “Temos um enfoque óbvio as discussões relacionadas ao uso da bandeira em Santa Bárbara, mas sabemos que há um contexto mais amplo sobre esse problema. Por isso, acontecimentos desde as marchas de Martin Luther King até o atentado em Charlotesville, o assassinato de George Floyd e o movimento “Black Lives Matter” não ficam de fora do documentário”, explica o diretor Denis Carvalho.
“Muitas pessoas de fora se surpreendem quando contamos sobre a questão da bandeira que acontece por aqui. Por isso, contamos tudo desde o começo e chegamos a situação atual para que até quem não conhece a história consiga acompanhar e entender todos os pontos em discussão”, completa.
MUDANÇAS
Já na reta final de gravações, a equipe de produção do documentário se deparou com a notícia que a Fraternidade de Descendência Americana faria mudanças no nome da festa e em seus protocolos de uso da bandeira confederada.
Essa notícia resultou na tomada de decisão de mudar a estrutura do documentário para abranger este novo fato importante, resultando ainda em um debate inédito e histórico entre descendentes de confederados e lideranças do movimento negro gravados especialmente para o documentário.
SERVIÇO
“Exibição do documentário “A Controvérsia Confederada”
Data: 27/03
Horário: 18h30
Local: Anfiteatro Municipal “Detinha Dagnoni” – Av. Monte Castelo, 1000 – Centro, Santa Bárbara d’Oeste
Entrada gratuita