quarta-feira, 30 abril 2025
RESGATANDO MEMÓRIAS DO AUDIOVISUAL

Documentário ‘Piracicaba Nunca Esqueceu’ joga luz sobre a era de ouro das salas de cinema na cidade

A obra é narrada em primeira pessoa e utiliza de recursos de animação.
Por
Renato Pereira

Quando a TV ainda era item de luxo e a internet era inimaginável para o grande público, os cinemas eram as grandes estrelas do audiovisual, principalmente em cidades do interior. Pensando em resgatar a época de ouro na região, em especial em Piracicaba, a pesquisadora e diretora Dara Oliver produziu o documentário “Piracicaba Nunca Esqueceu”, que ganha uma exibição gratuita neste domingo, no Sesc da cidade.

“O início de tudo foi quando me mudei para Piracicaba, com 10 anos de idade e meu pai começou a contar as histórias da infância dele na cidade. Desde aí comecei a fazer pesquisas para, no período da faculdade, iniciar o processo de produção”, conta a pesquisadora.

O documentário resgata a história das salas de cinema que existiram em Piracicaba e busca explorar a memória afetiva de quem viveu nas décadas de 1950, 60, 70 e 80, acompanhando as grandes produções. A obra é narrada em primeira pessoa e utiliza de recursos de animação.

Dara Oliver explica que o processo de pesquisa do documentário começou muito antes da produção.

As principais fontes para a gravação do documentário foram os sites do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, o IHGP, e A Província; entrevistas com familiares e com o jornalista e escritor Cecílio Elias Neto; coleta de informações e histórias sobre as salas de cinema da cidade; o catálogo da exposição itinerante Desenhando o Patrimônio Cultural em Piracicaba; o livro Piracicaba em Quadrinhos, além de várias referências de filmes e documentários para inspiração.

Serviço:
Documentário Piracicaba Nunca Esqueceu
Quando:
Domingo, às 16h
Onde: Sesc Piracicaba Rua Ipiranga, 155, Centro
Entrada: gratuita

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também