Nos tempos atuais, os animais domésticos fazem parte da família. E as corporações descobriram o poder terapêutico em ter um pet convivendo com os colaboradores, para desestressar. Antenado às mudanças nos relacionamentos sociais, o TodoDia passará a ter um “funcionário pet”.
E todos os leitores do grupo de comunicação poderão ajudar a escolher o mascote, que conviverá com a equipe do jornal, participará de coberturas externas e, inclusive, passará a defender as causas animais na área de cobertura do TodoDia.
A coordenadora de Marketing Cristina Pisoni explicou como vai funcionar a campanha. Os internautas vão poder escolher um dos seis candidatos previamente selecionados através das plataformas digitais. Eles são animais dóceis, que gostam do convívio com humanos e têm todos os cuidados e vacinas em dia.
Poderá escolher entre Lilo, uma Bulldog Francesa, Tic Tac, Jububa ou Milka, cães da raça Jack Russel Terrier, Thor e Afrodite, da raça Border Collie. Para facilitar a escolha, cada um ganhou um crachá com seu “currículo” (confira ao lado).
Os internautas terão de hoje até o próximo dia 31 de janeiro para votar. Os perfis dos seis candidatos serão compartilhados nas redes sociais. Depois, é só escolher. Aquele que for o mais votado, fará parte do quadro de funcionários do TodoDia.
Desta forma, o grupo de comunicação quer se consolidar como a primeira empresa de comunicação da região a ser pet friendly, amiga dos animais.
O mascote que ganhar vai ter um processo de integração da mesma forma como é feita para um funcionário humano quando ingressa na empresa, explica a coordenadora do Comercial.
O “funcionário pet” escolhido por aclamação popular vai receber um crachá com o nome dele e circular pelo jornal identificado. Já está preparado para selfies. A nova estrela do TodoDia também vai ganhar um avatar dele nas mídias sociais para interagir com as matérias.
Para esta iniciativa inédita na região, o TodoDia firmou parceria com empresas com vínculo estreito com o mundo pet: Padovani Pet Shop, Animed e Mercatto Gourmet. Em sua integração o funcionário recebe uma placa, uma guia e uma coleira para circular no TodoDia e em outros locais.
“Semanalmente vai ter um dia de visita ao pet shop, onde vai participar junto com eles do lançamento de produtos, de serviços, passar por cuidados e receber dicas de saúde”, antecipou Cristina.
Toda a rotina do mascote, da ida ao veterinário na Animed e ao pet shop, será registrada nas redes sociais. Ele também vai se alimentar no Mercatto Gourmet, da banqueteira Claudia Porteiro, na Avenida Brasil, em Americana. Esse restaurante é um dos poucos espaços na região que é pet friendly, e oferece acolhimento aos mascotes.
O “funcionário pet” do TodoDia também vai receber convites para cãominhadas e feiras de adoções de animais. E essa interação não para por aí. Ele vai ganhar um avatar e se comunicar com a comunidade e dar sua opinião sobre as reportagens e conteúdos publicadas pelo grupo de comunicação.
“Ele vai ser um defensor, um instrumento de comunicação das causas pet. Vai acompanhar também as matérias externas”, contou Cristina. E já está prevista a participação do “funcionário pet” do TodoDia na votação do projeto em tramitação da Câmara de Americana para proibir os fogos de artifícios barulhentos, que tanto sofrimento causam aos animais por causa do ouvido mais sensível a ruídos.
Cristina comenta que o TodoDia teve esta iniciativa baseado no senso comum de que os pets são membros da família. “O pet faz parte do cotidiano da pessoa. Não é mais elemento da casa, em que a pessoa brinca e deixa lá. Muita gente assume que o pet é um membro familiar. Ele faz parte da família e participa da integração dentro de casa como qualquer indivíduo e tem papel a cumprir da família e na comunidade”, explicou Cristina.
Aliás, este projeto experimental casa bem com a filosofia do TodoDia e mostra como o grupo quer se relacionar com a comunidade. Como em todo o conceito inovador, todos vão aprender com a iniciativa, esclarece a diretora. A intenção não é simplesmente fazer uma ação promocional. O TodoDia quer inspirar mais pessoas a incluir os animais na rotina familiar e empresarial. “Queremos dar o exemplo e ser um estímulo para que mais pessoas façam o mesmo”, comentou Cristina.
Este será o start. No futuro, quem sabe, o mascote não seja um gato. Tudo será avaliado. “Demos o primeiro passo. Através da nossa experiência, que vamos relatar semanalmente, cada caso, cada emoção, vamos deixar os funcionários dizerem como está sendo a relação. Vamos passar tudo para as pessoas. Acreditamos que será uma experiência enriquecedora e prazerosa”, adiantou a coordenadora do grupo de comunicação.