Dentro de uma cela, cinco presidiárias convivem entre si e criam laços de camaradagem. A partir de seus relatos, compartilham histórias de vida, experiências, sonhos, desejos, medos e anseios para o futuro. Elas são as protagonistas do espetáculo teatral “Cavalos pretos são imensos”, que será encenado em Hortolândia. A apresentação será, neste sábado (19), às 19h30, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, que fica dentro da Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizada na rua Graciliano Ramos, 280 (https://maps.app.goo.gl/9pQJm3nNyqRTCkSG7), Jardim Amanda. A classificação indicativa é de 12 anos. O teatro tem 200 lugares. O espetáculo foi contemplado com recursos da lei federal Paulo Gustavo, repassados pelo governo do Estado. A vinda da peça para o município tem o apoio da Prefeitura de Hortolândia.
A peça mostra de maneira crítica a dura realidade carcerária feminina no Brasil. Por meio de cada presidiária são abordados temas como racismo estrutural e violência de gênero. A narrativa é centrada na personagem Nininha que, como seu filho, Nino, sonhou um dia, sabe que pode se transformar em um “imenso cavalo preto” quando desejar. A partir dessa metáfora, a peça retrata a força e a resistência dessas mulheres frente a um sistema opressor e desumano.
A autora da peça, a dramaturga Bárbara Esmenia, explica que a história se desenvolve a partir dos relatos de cada uma das presidiárias. “A peça retrata os sonhos de cada uma dessas mulheres e o que elas desejam para o futuro”, destaca a dramaturga. Bárbara salienta ainda que a peça surgiu a partir do caso de Luana Barbosa, mulher negra e homossexual, que faleceu ao sofrer violência da Polícia Militar durante uma abordagem, em uma cidade do interior paulista, em 2016.
Bárbara Esmenia já tem mais de 25 anos de carreira no teatro como atriz. “Cavalos pretos são imensos” é seu primeiro trabalho como dramaturga. O espetáculo será precedido por uma oficina sobre dramaturgia, que será ministrada pela dramaturga, também no sábado, às 15h.
“Cavalos pretos são imensos” foi um dos projetos selecionados pelo Edital de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos, promovido pelo Centro Cultural São Paulo (CCSP), em 2020. Já em janeiro deste ano, o espetáculo foi encenado no Royal Court Theatre, em Londres, um dos teatros mais prestigiados da Inglaterra. A peça foi selecionada pelaChamada para Dramaturgos em Língua Portuguesa, promovida pelo teatro britânico.
Serviço – Espetáculo teatral “Cavalos pretos são imensos”:
Data: 19/10 (sábado)
Horário: 19h30
Local: Teatro Elizabeth Keller de Matos (Unidade Cultural Arlindo Zadi)
Endereço: rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda
Ficha técnica:
Direção: Thais Dias
Dramaturgia: Barbara Esmenia
Elenco: Fernanda Gomes, Marinha Soares, Rebeka Teixeira, Rosangela Roma, Valquíria Rosa
Cenografia: Carolina Gracindo e Helena Menezes
Iluminação e operação de luz: Carolina Gracindo
Sonoplastia e operação de som: Helena Menezes
Figurinos: Duda Viana e Ouroboros Produções Artísticas
Preparação Corporal: Verônica Santos e Carol Rocha Ewaci
Preparação vocal: Lilian de Lima
Fotografias: Daisy Serena
Interpretação em Libras: Sylvia Sato e Greicy Santos
Produção Executiva: Ana Lima