Terça, 09 Agosto 2022

Estoicismo: mais do que apenas uma filosofia da moda

CulturaLITERATURA

Estoicismo: mais do que apenas uma filosofia da moda

Guia traz os principais ensinamentos da corrente filosófica que segue atual na contemporaneidade 

ZENÃO | De Cítio (334-262 a.C.), fundador do estoicismo (Foto: Paolo Monti - BEIC digital library)
Corrente filosófica que conquistou a contemporaneidade, o estoicismo também foi dos pensamentos mais influentes na Antiguidade. Os estoicos foram os primeiros a reconhecer plenamente o valor do ser humano, pregavam a harmonia com a natureza e com o próximo, além de definirem os quatro principais ramos do conhecimento: Sabedoria, Temperança, Coragem e Justiça. Para explicar esta filosofia o professor de Oxford George Stock apresenta o livro O Estoicismo, publicado no Brasil pela Editora Edipro.

DEFINITIVO
Considerado um guia definitivo da filosofia estoica, a obra de Stock ultrapassa o senso comum e se aprofunda nos ensinamentos sobre ética, lógica e física retratados nos textos clássicos greco-romanos. Em ordem cronológica, o professor passa por Zenão, criador do Estoicismo, até os demais adeptos ao movimento: Sêneca, Cícero, Aristóteles, Epicteto e Marco Aurélio. Os historiadores Plutarco, Diógenes Laércio, Estobeu, e poetas como Horácio, Pérsio, Virgílio e Juvenal também são essenciais para o embasamento do estudo apresentado.

Com uma linguagem de fácil entendimento, somadas as notas explicativas de rodapé, George Stock elucida a relação dos antigos com a filosofia e afirma que seria algo similar à função hoje ocupada pela religião.

Ao longo dos seis capítulos, Stock apresenta os diversos aspectos da clássica filosofia greco-romano, principalmente visão de mundo que os filósofos cultivavam no período helenístico. Destinado a todos que desejam aprofundar-se no estudo, O Estoicismo oferece uma profunda reflexão da doutrina baseada nas autoridades originais e faz justiça ao importante legado deixado pela escola estoica. 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/