O espaço Fábrica das Artes recebe neste final de semana o espetáculo “RPSOTDR ou Reunião Passageira Sobre Os Talos Da Ribeira” da Companhia Adequada de Teatro. Na noite de hoje (28), o espetáculo começa às 20h. Já amanhã (29), a apresentação tem início às 19h.
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do próprio teatro e custam R$ 10 no valor inteiro e R$ 5 para meia-entrada. O Fábrica das Artes fica na Rua Dr. Cícero Jones, 146, Vila Rehder, em Americana.
Segundo Gabriel Gonçalves, integrante da companhia, a ideia do espetáculo surgiu a partir do estudo do subgênero “Teatro do Absurdo”. “A partir das características encontradas, como incomunicabilidade, repetições e pausas, o grupo deu início às improvisações de exploração para materiais de cena. Descobrimos os macacões azuis e o contexto de reunião, sobre os quais nos debruçamos para desenvolver a dramaturgia do espetáculo”.
Gabriel destaca que o texto da peça é original, tendo sido escrito coletivamente pelos artistas da Companhia. “Ele apresenta situações cotidianas levadas ao extremo absurdo e aborda questões de comunicação na sociedade contemporânea e entraves burocráticos do dia a dia”.
Dentro do processo de pesquisa e escrita, a concepção realizada por Felipe Vieira Souza, Gabriel Gonçalves, Giovanna Ueda e Larissa Garcia buscou basear-se em situações de suas próprias vidas, nas suas relações sociais e até mesmo em questões burocráticas, que podem levar a grandes reflexões quando analisadas de perto.
“Buscamos, com esses encontros, ampliar possibilidades de mundo e proporcionar níveis de reflexão e compreensão através do riso e do ficcional, abrindo perspectivas para uma realidade um pouco menos rude. Nossa ferramenta, enquanto artistas de teatro, consiste no efêmero, ou seja, aquilo que, quando deixa de existir no espaço-tempo, se esvai e resta como substrato na memória”, explica.
SINOPSE
Em um universo paralelo, no qual as leis da física e as propriedades químicas não obedecem à lógica que conhecemos, quatro indivíduos convivem em um quadrado fechado. Protocolos, pautas e todos os trâmites burocráticos definem a realidade dessas criaturas que, juntas, precisam discutir, conversar, elaborar, discorrer. É necessário seguir as regras, porém, naquilo que não se vê, não se pode confiar.
COMPANHIA
A Companhia Adequada de Teatro foi fundada no segundo semestre de 2018 por quatro artistas pesquisadores unidos em um processo criativo-investigativo acerca da linguagem do Teatro do Absurdo. Nesse mesmo ano, a pesquisa, que recebeu provocações de artistas como Matteo Bonfitto, Aléxia Lorrana, Igor Amanajás e Rodrigo Spina, resultou na cena “Reunião Passageira Sobre Os Talos Da Ribeira”.
Em setembro de 2019, a companhia finaliza a segunda etapa do processo: a criação de “RPSOTDR ou Reunião Passageira Sobre Os Talos Da Ribeira”, que, durante sua temporada de estreia, passa por Campinas, Espírito Santo do Pinhal, Bragança Paulista e Americana.