sábado, 25 outubro 2025
EVENTO GRATUITO

Filarmônica Jovens Músicos apresenta concerto com Gabriela Queiroz em Piracicaba

O programa estabelece um diálogo entre as tradições musicais da Áustria e do Brasil
Por
Redação
“Filarmônica Jovens Músicos convida Gabriela Queiroz”, que celebra a diversidade e a riqueza das obras de compositores da Áustria e do Brasil. Foto: Divulgação.

A Academia Jovens Músicos promove, no sábado (25), às 19h30, no Auditório do Pecege (Rua Cezira Giovanoni Moretti, 580 – Bairro Santa Rosa – Piracicaba), o espetáculo “Filarmônica Jovens Músicos convida Gabriela Queiroz”, que celebra a diversidade e a riqueza das obras de compositores da Áustria e do Brasil. A direção musical será do maestro Anderson de Oliveira.

Realização e relevância
O evento é organizado pelo Ministério da Cultura e pela Academia Jovens Músicos. A apresentação ressalta a representatividade feminina na música e a conscientização sobre o Outubro Rosa. A violinista Gabriela Queiroz, spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira, será a solista, levando talento e sensibilidade ao público. “Nesta edição, destacamos a parceria inédita com o Pecege, que abre suas portas para que a comunidade acompanhe este grande concerto”, declarou o maestro Anderson de Oliveira.

Repertório e tributos
O programa estabelece um diálogo entre as tradições musicais da Áustria e do Brasil, com obras de Mozart, Heitor Villa-Lobos e Ernst Mahle. O destaque inclui o Concerto para Violino nº 5 em Lá maior, KV 219, de Mozart, com Gabriela Queiroz como solista, e as Bachianas Brasileiras nº 9, de Villa-Lobos. Além disso, o concerto homenageia o compositor Ernst Mahle (1929–2025), com a obra Divertimento Hexagonal (1983).

O auditório comporta 550 espectadores. A entrada é gratuita, e os ingressos devem ser retirados antecipadamente no site da Academia Jovens Músicos: www.academiajovensmusicos.com.br.

Perfil da solista Gabriela Queiroz
Gabriela iniciou os estudos de violino aos quatro anos em João Pessoa (PB) e, aos 17, tornou-se a mais jovem integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira, permanecendo por sete anos consecutivos. Graduada no Conservatório Brasileiro de Música e Mestre em Música pela UFRJ, onde atua como professora desde 2009, participou de festivais importantes no Brasil e exterior, incluindo o Keshet Eilon Violin Mastercourse, em Israel, sob orientação de renomados violinistas.

Premiada em concursos como Jovens Instrumentistas de Piracicaba (2000), Furnas Geração Musical (2006) e Concurso Nelson Freire (2010), Gabriela mantém carreira intensa como camerista, em especial no duo com o pianista Aleyson Scopel, além de lecionar em diversas instituições e festivais.

Perfil do maestro Anderson de Oliveira
Com trajetória voltada à regência e formação de músicos, Anderson de Oliveira é maestro titular da Orquestra Filarmônica Jovens Músicos. Já conduziu as Orquestras Sinfônicas da Unicamp, Universidade Estadual de Londrina, Ribeirão Preto e Goiânia, e atuou ao lado de artistas como Wilson Sampaio, Lars Hoefs, Clélia Iruzun, Luís Rabello, Cármelo de Los Santos, Eliane Tokeshi, Pablo de León, Ivan Lins, Leila Pinheiro, Mônica Salmaso e Jane Duboc.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também