
As cidades de Hortolândia e Sumaré sediam o Juca Jazz Festival, respectivamente, nesta terça (23) e quarta-feira (24), em pleno início da primavera no hemisfério sul. A entrada é sempre gratuita e a classificação, livre para todas as idades.
Nesta terça em Hortolândia
Em Hortolândia, o evento desta terça-feira começa às 18h, no Museu Municipal Estação Jacuba. Segundo a Prefeitura, é a primeira vez que a cidade recebe uma edição do festival, um dos eventos artísticos mais reconhecidos da região.
Banda de Hortolândia é atração
De acordo com a Secretaria de Cultura de Hortolândia, entre a várias atrações desta terça-feira, está o Quinteto Cultura, grupo formado por servidores da própria pasta.
Outro destaque da edição local será a Banda Municipal de Hortolândia, criada em 1994 e formada por mais de 40 integrantes, a maioria músicos profissionais formados no Centro de Educação Musical da cidade.
A programação terá também as participações dos DJs Viny Blanco e Duh, que irão manter o público animado com os sons de seus toca-discos. Entre uma apresentação e outra, o público poderá comer e beber em food trucks que participarão da área gastronômica que será montada no lado externo do museu.

Quarta-feira em Sumaré
Já em Sumaré, o Juca Jazz Festival acontece na quarta-feira (24), na Praça do Jardim Macarenko, na Avenida 7 de Setembro, região central, das 18h às 22h.
Secretária municipal de Cultura e Turismo, Cecília Teixeira ressaltou a importância do evento para a cidade. “O Juca Jazz Festival é uma oportunidade para valorizar nossos artistas e levar música de qualidade para as famílias da nossa cidade. Estamos empenhados em fazer deste evento um marco para a cultura em Sumaré, valorizando a nossa identidade e o talento local”, afirmou.
Um dos pontos altos da noite será a apresentação da Banda Sinfônica Municipal Dorival Gomes Barroca, sob a regência do maestro Edson Piza.
A apresentação vai homenagear grandes nomes do jazz e do swing, como Benny Goodman, Glenn Miller, Dizzy Gillespie e Henry Mancini, além de clássicos da MPB e arranjos modernos.
Além da Banda de Sumaré, o evento contará também com apresentações do DJ Davi Campos e um show do quarteto da cantora Vih Mendes.

Festival regional está na 9ª edição
O festival, que está em sua 9ª edição, é realizado por meio do ProAC SP (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado, com o apoio das prefeituras dos municípios participantes. Totalmente gratuita, a programação acontece em praças, ruas e espaços públicos, incentivando o acesso da população à cultura.
No total, cinco cidades da região recebem o festival, pois além de Hortolândia e Sumaré, o Juca Jazz também acontece em Nova Odessa na quinta-feira (25) e em Santa Bárbara d’Oeste no sábado (27). No último domingo (21), o festival ocorreu em Americana.
A organização solicita sempre que o público faça a doação de 1 kg de alimento não perecível, normalmente entregue aos Fundos Sociais de Solidariedade de cada município participante.
SERVIÇO
● Juca Jazz Festival 2025 em Hortolândia
Data: 23/09 (terça-feira)
Horário: das 18h às 22h
Local: Museu Municipal Estação Jacuba
Endereço: Rua Rosa Maestrello, nº 2, Vila São Francisco
● Juca Jazz Festival 2025 em Sumaré
Data: 24/09 (quarta-feira)
Horário: das 18h às 22h
Local: Praça do Jardim Macarenko
Endereço: Avenida 7 de Setembro, altura do nº 1.800, região central