segunda-feira, 28 abril 2025
GRANDE EVENTO

Juca Jazz celebra o Dia Internacional e Municipal do Jazz com Orquestra Sinfônica, violonista Ulisses Rocha, soprano italiana Mariana Pires e outros grandes músicos

O evento também marca a celebração do Dia Municipal do Jazz, criado oficialmente em 2018, consolidando a cidade de Americana no mapa da música universal
Por
Redação
Cartaz oficial do evento. Imagem: Divulgação

Em seu nono ano consecutivo, o Juca Jazz se une à Orquestra Sinfônica de Americana e à Secretaria de Cultura e Turismo de Americana para celebrar, em grande estilo, o Dia Internacional do Jazz, celebrado em 30 de abril e data instituído pela Unesco para homenagear a música que transcende fronteiras e promove a unidade, a criatividade, a liberdade e a paz.

O evento também marca a celebração do Dia Municipal do Jazz, criado oficialmente em 2018, consolidando a cidade de Americana no mapa da música universal.

Neste ano, o concerto contará com a regência do maestro Ricardo Calderoni, premiado internacionalmente. Ele conduzirá a Orquestra Sinfônica de Americana ao lado de grandes solistas convidados:

  • Mariana Pires, soprano (Itália)
  • Arthur Raimundo, tenor
  • Ulisses Rocha, violão
  • Rodrigo Duarte, voz e violão
  • Tomaz Vital, piano
  • Fernando Baeta, guitarra
  • Daniel Moreira, contrabaixo
  • Alexandre Cunha, bateria

A abertura do evento ficará por conta do Corda Coral de Americana, sob a regência de Ana Paula Rotger.

Desde as 19h, o DJ Viny Blanco trará uma ambientação musical vibrante para recepcionar o público na entrada do teatro, com uma seleção especial de discos de vinil.

O espetáculo tem direção artística do maestro Álvaro Peterlevitz e promete uma noite inesquecível, com interpretações de obras de Leonard Bernstein, Egberto Gismonti, Djavan, Tom Jobim, Ivan Lins, Milton Nascimento, Fernando Brant, Edu Lobo, Chico Buarque, entre outros.

A soprano italiana Mariana Pires estará no evento. Foto: Divulgação

DEPOIMENTOS

“O jazz é travessia — é ponte entre tempos que une, reúne e promove encontros de alma através da música. É coragem de sentir, criar e seguir — viagem viva, sempre em movimento. Pelo nono ano consecutivo, temos a honra de integrar este evento global que envolve mais de 190 países, levando ao mundo a força da nossa música através de talentos que emocionam e inspiram.”
— Juarez Godoy, idealizador e diretor do Juca Jazz

“O jazz representa a união da força criativa de uma comunidade mundial. Tenho realizado concertos ecléticos que trazem sempre algo novo. Regi concertos na Sala São Paulo, no Carnegie Hall e na Europa, com virtuoses como Micha Haran (Filarmônica de Israel), e será uma honra estrear em Americana o Concerto para Violão e Orquestra de Ulisses Rocha, além de apresentar minha obra orquestral com a solista internacional Mariana Pires, ao lado de peças de Bernstein e Jobim.”
— Ricardo Calderoni, maestro convidado

“A administração Chico Sardelli e Odir Demarchi apoia este tradicional espetáculo em homenagem ao jazz por meio das participações da Orquestra Sinfônica Municipal e do Corda Coral ‘Maestrina Marília Andrade’, vinculados à Secretaria de Cultura e Turismo. Com esta reunião de talentos, será, com certeza, um grande espetáculo.”
— Vinicius Ghizini, secretário de Cultura e Turismo de Americana.

O maestro convidado Ricardo Calderoni. Foto: Divulgação

SERVIÇO

Evento: Juca Jazz – Dia Internacional e Municipal do Jazz
Atrações: Orquestra Sinfônica de Americana, maestro Ricardo Calderoni e solistas convidados
Data: Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Horário: 20h (abertura das portas: 19h)
Local: Teatro Municipal Lulu Benencase – Rua Gonçalves Dias, 696 – Americana – SP
Entrada: Gratuita (doação opcional de 1kg de alimento)
Ingressos: Retirada na bilheteria do teatro ou pelo site www.ingressodigital.com

Realização: Juca Jazz @jucajazz
Direção Geral: Juarez Godoy Arte e Cultura
Direção Artística: Álvaro Peterlevitz
Coordenador de Produção: Victor Lessa
Apoio Institucional: Secretaria de Cultura e Turismo de Americana
Apoio Cultural: Laércio Ilhabela, Lenir Boldrin, Luceli Jandotti, DJ DJazz, DJ Viny Blanco, Ricardo Calderoni e Orquestra Sinfônica de Americana

Este evento integra a programação oficial do International Jazz Day, promovido pela Unesco e pelo Herbie Hancock Institute of Jazz, com participação de mais de 190 países em celebrações simultâneas ao redor do mundo.

Ulisses Rocha se apresentará com o violão. Foto: Divulgação.

DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

Em novembro de 2011, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) designou oficialmente o dia 30 de abril como o Dia Internacional do Jazz, com o objetivo de destacar essa expressão musical e seu papel diplomático de unir pessoas em todos os cantos do mundo.

O Dia Internacional do Jazz é presidido e liderado pela diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, e pelo lendário pianista e compositor Herbie Hancock, que atua como Embaixador da UNESCO para o Diálogo Intercultural e presidente do Herbie Hancock Institute of Jazz. Este instituto, organização sem fins lucrativos, é responsável pelo planejamento, promoção e produção da celebração anual.

A data reúne comunidades, escolas, artistas, historiadores, acadêmicos e entusiastas de jazz de todo o mundo para celebrar e aprender sobre o jazz, suas raízes, seu futuro e seu impacto. Também busca sensibilizar para a necessidade do diálogo intercultural, da compreensão mútua e para o fortalecimento da cooperação e da comunicação internacionais.

Orquestra Sinfônica de Americana é uma das atrações confirmadas. Foto: Juarez Godoy

Todos os anos, em 30 de abril, o jazz é reconhecido por seu papel na promoção da paz, do diálogo entre culturas, da diversidade e do respeito aos direitos humanos e à dignidade humana; pela luta contra a discriminação; pela promoção da igualdade de gênero; e pelo incentivo à liberdade de expressão.

O Dia Internacional do Jazz é o ponto alto do Mês de Valorização do Jazz, que ao longo de abril chama a atenção do público para essa forma de arte e sua extraordinária herança cultural. Em dezembro de 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas saudou formalmente a decisão da Conferência Geral da UNESCO de proclamar 30 de abril como o Dia Internacional do Jazz. Desde então, a data integra os calendários oficiais das Nações Unidas e da UNESCO.

Fonte: International Jazz Day – UNESCO e Herbie Hancock Institute of Jazz

JUCA JAZZ

Idealizado pelo fotógrafo e produtor cultural Juarez Godoy, o movimento Juca Jazz tem sido, ao longo de seus nove anos de existência, um importante fomentador da cena musical regional, criando oportunidades de trabalho para centenas de músicos e oferecendo ao público acesso à música de altíssima qualidade.

Mais do que apresentações, o Juca Jazz atrai fãs do gênero, desperta o interesse de jovens e eleva o padrão das manifestações culturais e de entretenimento na região. Seus eventos desempenham papel fundamental na formação de plateias e no fortalecimento da valorização da arte musical, representando uma verdadeira revolução cultural no interior paulista.

O tenor Arthur Raimundo se apresentará no Juca Jazz. Foto: Divulgação

O Juca Jazz celebra o jazz em suas múltiplas vertentes: música instrumental, blues, choro, bossa nova, frevo e, naturalmente, o próprio jazz — estilos icônicos que unem tradição, criatividade e técnica. O movimento conta com a atuação de grandes músicos do Brasil, especialmente da Região Metropolitana de Campinas e cidades vizinhas, reconhecidas como verdadeiros celeiros de talentos musicais.

Com mais de 120 eventos realizados e participação oficial no International Jazz Day desde 2017 — iniciativa global promovida pela UNESCO e pelo Herbie Hancock Institute of Jazz —, o Juca Jazz conquistou reconhecimento da crítica, da imprensa e do público.

Recebeu todas as premiações e honrarias oficiais do município e, como marco de sua relevância, inspirou a criação do Dia Municipal do Jazz, instituído oficialmente em Americana no ano de 2018.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também