
Em seu nono ano consecutivo, o Juca Jazz se une à Orquestra Sinfônica de Americana e à Secretaria de Cultura e Turismo de Americana para celebrar, em grande estilo, o Dia Internacional do Jazz, celebrado em 30 de abril e data instituído pela Unesco para homenagear a música que transcende fronteiras e promove a unidade, a criatividade, a liberdade e a paz.
O evento também marca a celebração do Dia Municipal do Jazz, criado oficialmente em 2018, consolidando a cidade de Americana no mapa da música universal.
Neste ano, o concerto contará com a regência do maestro Ricardo Calderoni, premiado internacionalmente. Ele conduzirá a Orquestra Sinfônica de Americana ao lado de grandes solistas convidados:
- Mariana Pires, soprano (Itália)
- Arthur Raimundo, tenor
- Ulisses Rocha, violão
- Rodrigo Duarte, voz e violão
- Tomaz Vital, piano
- Fernando Baeta, guitarra
- Daniel Moreira, contrabaixo
- Alexandre Cunha, bateria
A abertura do evento ficará por conta do Corda Coral de Americana, sob a regência de Ana Paula Rotger.
Desde as 19h, o DJ Viny Blanco trará uma ambientação musical vibrante para recepcionar o público na entrada do teatro, com uma seleção especial de discos de vinil.
O espetáculo tem direção artística do maestro Álvaro Peterlevitz e promete uma noite inesquecível, com interpretações de obras de Leonard Bernstein, Egberto Gismonti, Djavan, Tom Jobim, Ivan Lins, Milton Nascimento, Fernando Brant, Edu Lobo, Chico Buarque, entre outros.

DEPOIMENTOS
“O jazz é travessia — é ponte entre tempos que une, reúne e promove encontros de alma através da música. É coragem de sentir, criar e seguir — viagem viva, sempre em movimento. Pelo nono ano consecutivo, temos a honra de integrar este evento global que envolve mais de 190 países, levando ao mundo a força da nossa música através de talentos que emocionam e inspiram.”
— Juarez Godoy, idealizador e diretor do Juca Jazz
“O jazz representa a união da força criativa de uma comunidade mundial. Tenho realizado concertos ecléticos que trazem sempre algo novo. Regi concertos na Sala São Paulo, no Carnegie Hall e na Europa, com virtuoses como Micha Haran (Filarmônica de Israel), e será uma honra estrear em Americana o Concerto para Violão e Orquestra de Ulisses Rocha, além de apresentar minha obra orquestral com a solista internacional Mariana Pires, ao lado de peças de Bernstein e Jobim.”
— Ricardo Calderoni, maestro convidado
“A administração Chico Sardelli e Odir Demarchi apoia este tradicional espetáculo em homenagem ao jazz por meio das participações da Orquestra Sinfônica Municipal e do Corda Coral ‘Maestrina Marília Andrade’, vinculados à Secretaria de Cultura e Turismo. Com esta reunião de talentos, será, com certeza, um grande espetáculo.”
— Vinicius Ghizini, secretário de Cultura e Turismo de Americana.

SERVIÇO
Evento: Juca Jazz – Dia Internacional e Municipal do Jazz
Atrações: Orquestra Sinfônica de Americana, maestro Ricardo Calderoni e solistas convidados
Data: Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Horário: 20h (abertura das portas: 19h)
Local: Teatro Municipal Lulu Benencase – Rua Gonçalves Dias, 696 – Americana – SP
Entrada: Gratuita (doação opcional de 1kg de alimento)
Ingressos: Retirada na bilheteria do teatro ou pelo site www.ingressodigital.com
Realização: Juca Jazz @jucajazz
Direção Geral: Juarez Godoy Arte e Cultura
Direção Artística: Álvaro Peterlevitz
Coordenador de Produção: Victor Lessa
Apoio Institucional: Secretaria de Cultura e Turismo de Americana
Apoio Cultural: Laércio Ilhabela, Lenir Boldrin, Luceli Jandotti, DJ DJazz, DJ Viny Blanco, Ricardo Calderoni e Orquestra Sinfônica de Americana
Este evento integra a programação oficial do International Jazz Day, promovido pela Unesco e pelo Herbie Hancock Institute of Jazz, com participação de mais de 190 países em celebrações simultâneas ao redor do mundo.

DIA INTERNACIONAL DO JAZZ
Em novembro de 2011, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) designou oficialmente o dia 30 de abril como o Dia Internacional do Jazz, com o objetivo de destacar essa expressão musical e seu papel diplomático de unir pessoas em todos os cantos do mundo.
O Dia Internacional do Jazz é presidido e liderado pela diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, e pelo lendário pianista e compositor Herbie Hancock, que atua como Embaixador da UNESCO para o Diálogo Intercultural e presidente do Herbie Hancock Institute of Jazz. Este instituto, organização sem fins lucrativos, é responsável pelo planejamento, promoção e produção da celebração anual.
A data reúne comunidades, escolas, artistas, historiadores, acadêmicos e entusiastas de jazz de todo o mundo para celebrar e aprender sobre o jazz, suas raízes, seu futuro e seu impacto. Também busca sensibilizar para a necessidade do diálogo intercultural, da compreensão mútua e para o fortalecimento da cooperação e da comunicação internacionais.

Todos os anos, em 30 de abril, o jazz é reconhecido por seu papel na promoção da paz, do diálogo entre culturas, da diversidade e do respeito aos direitos humanos e à dignidade humana; pela luta contra a discriminação; pela promoção da igualdade de gênero; e pelo incentivo à liberdade de expressão.
O Dia Internacional do Jazz é o ponto alto do Mês de Valorização do Jazz, que ao longo de abril chama a atenção do público para essa forma de arte e sua extraordinária herança cultural. Em dezembro de 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas saudou formalmente a decisão da Conferência Geral da UNESCO de proclamar 30 de abril como o Dia Internacional do Jazz. Desde então, a data integra os calendários oficiais das Nações Unidas e da UNESCO.
Fonte: International Jazz Day – UNESCO e Herbie Hancock Institute of Jazz
JUCA JAZZ
Idealizado pelo fotógrafo e produtor cultural Juarez Godoy, o movimento Juca Jazz tem sido, ao longo de seus nove anos de existência, um importante fomentador da cena musical regional, criando oportunidades de trabalho para centenas de músicos e oferecendo ao público acesso à música de altíssima qualidade.
Mais do que apresentações, o Juca Jazz atrai fãs do gênero, desperta o interesse de jovens e eleva o padrão das manifestações culturais e de entretenimento na região. Seus eventos desempenham papel fundamental na formação de plateias e no fortalecimento da valorização da arte musical, representando uma verdadeira revolução cultural no interior paulista.

O Juca Jazz celebra o jazz em suas múltiplas vertentes: música instrumental, blues, choro, bossa nova, frevo e, naturalmente, o próprio jazz — estilos icônicos que unem tradição, criatividade e técnica. O movimento conta com a atuação de grandes músicos do Brasil, especialmente da Região Metropolitana de Campinas e cidades vizinhas, reconhecidas como verdadeiros celeiros de talentos musicais.
Com mais de 120 eventos realizados e participação oficial no International Jazz Day desde 2017 — iniciativa global promovida pela UNESCO e pelo Herbie Hancock Institute of Jazz —, o Juca Jazz conquistou reconhecimento da crítica, da imprensa e do público.
Recebeu todas as premiações e honrarias oficiais do município e, como marco de sua relevância, inspirou a criação do Dia Municipal do Jazz, instituído oficialmente em Americana no ano de 2018.