O movimento “Juca Jazz” se une à Orquestra Sinfônica de Americana para comemorar o Dia Internacional do Jazz, celebrado nesta quarta-feira, 30 de abril.
Com entrada gratuita, o concerto será realizado no Teatro Municipal de Americana nesta quarta-feira (30), às 19h, e contará com a regência do maestro Ricardo Calderoni, premiado internacionalmente e que já se apresentou no Carnegie Hall, o grande templo do jazz em Nova Iorque.
“Em 2016, incomodado com a monocultura que imperava nas mídias e nas casas de música, onde a música de massa sempre era a mesma coisa, resolvi criar esse projeto, o Juca Jazz, que acabou se tornando um movimento para apresentar música de qualidade, dar espaço e colocar em evidência tantos músicos talentosos da região”, comenta o idealizador do projeto, Juarez Godoy.
O espetáculo tem direção artística do maestro Álvaro Peterlevitz com interpretações de obras de Leonard Bernstein, Egberto Gismonti, Djavan, Tom Jobim, Ivan Lins, Milton Nascimento, Fernando Brant, Edu Lobo, Chico Buarque, entre outros. “É uma mistura de música clássica, jazz e música popular brasileira. A música popular brasileira é riquíssima e tem tudo a ver com o jazz”, pontua o diretor do Juca Jazz.

Integrando a programação oficial do Dia Internacional do Jazz, promovido pela Unesco e pelo Instituto de Jazz Herbie Hancock, com a participação de mais de 190 países em festividades simultâneas ao redor do mundo, o espetáculo marca, ainda, a celebração do Dia Municipal do Jazz, criado oficialmente em 2018, consolidando a cidade de Americana no mapa da música universal.
“O jazz representa a união da força criativa de uma comunidade mundial. Tenho realizado concertos ecléticos que trazem sempre algo novo. Regi concertos na Sala São Paulo, no Carnegie Hall e na Europa, com virtuoses como Micha Haran (Filarmônica de Israel), e será uma honra estrear em Americana o Concerto para Violão e Orquestra de Ulisses Rocha, além de apresentar minha obra orquestral com a solista internacional Mariana Pires, ao lado de peças de Bernstein e Jobim”, destaca Ricardo Calderoni, maestro convidado para o concerto.
Responsável pela abertura do evento, o DJ Viny Blanco trará uma ambientação musical vibrante para recepcionar o público na entrada do teatro, com uma seleção especial de discos de vinil.
Dia Internacional do Jazz
Celebrado em 30 de abril, a data foi instituída pela Unesco para homenagear a música que transcende fronteiras e promove a unidade, a criatividade, a liberdade e a paz.
SERVIÇO
Evento: Juca Jazz – Dia Internacional e Municipal do Jazz
Atrações: Orquestra Sinfônica de Americana, maestro Ricardo Calderoni e solistas convidados
Data: Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Horário: 20h (abertura das portas: 19h)
Local: Teatro Municipal Lulu Benencase – Rua Gonçalves Dias, 696 – Americana – SPEntrada: Gratuita (doação opcional de 1kg de alimento)
Ingressos: Retirada na bilheteria do teatro ou pelo site www.ingressodigital.com