sábado, 26 julho 2025
Dia do Escritor

Livraria com conceito de pausa, acolhimento e conexão humana é inaugurada em Americana

O local abriga um mini café, permite a leitura no ambiente e oferece estrutura para atividades como clube do livro, contação de histórias e encontros culturais
Por
Diego Rodrigues

Em celebração ao Dia do Escritor, Americana ganhou um novo espaço cultural: a Casa Littera, a primeira livraria de rua da cidade. Instalada em uma residência adaptada no Jardim Glória, a proposta vai além da venda de livros e busca oferecer um ambiente de pausa, acolhimento e conexão pessoal.

Idealizada pelo casal de psicoterapeutas Miriam Zani e Rogério Santos, ambos apaixonados pela leitura, a Casa Littera surgiu da percepção de uma lacuna cultural na cidade. Miriam, autora do livro Quem é você sem o seu trauma?, conta que a inspiração para o projeto veio após visitar diversas livrarias e perceber que Americana carecia de um espaço que promovesse eventos literários e rodas de conversa.

“A gente foi visitar muitas livrarias e eu percebi que Americana não tinha”, revelou. Desde então, a necessidade de rodas de conversa sempre esteve presente. “As pessoas sempre pediram, e aí chegou o momento em que agora a gente pode fazer rodas de conversa, clube do livro, contação de histórias, todos os eventos que comportam uma cultura da leitura em Americana”, pontua a psicoterapeuta. 

Hoje, a casa está de portas abertas para receber o público. “Aqui é um lugar de pausa, é um lugar de tempo para que as pessoas possam se conectar com elas mesmas”, completa a psicoterapeuta.

O local abriga um mini café, permite a leitura no ambiente e oferece estrutura para atividades como clube do livro, contação de histórias e encontros culturais. A proposta é valorizar o tempo de qualidade, promover bem-estar e incentivar a leitura como um ato terapêutico.

Foto: Ana Machado/TV TODODIA

A experiência como psicoterapeutas influenciou diretamente na concepção do espaço, pensado como um refúgio para desacelerar e recarregar as energias. A curadoria de livros foi feita com base em conversas com professores, autores locais e leitores da cidade, priorizando uma seleção diversa, mas alinhada aos interesses do público americanense.

Os idealizadores esperam que a Casa Littera se consolide como um ponto de cultura em Americana, aberto a parcerias com escolas, empresas e leitores que busquem mais do que uma livraria — e sim uma verdadeira experiência de conexão.

A Casa Littera está localizada na Rua das Poncianas, 869, Jardim Glória.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também