Sábado, 21 Mai 2022

'Mães do Pina' é tema de cinedebate

'Mães do Pina' é tema de cinedebate

O bairro da Pina, em Recife, é o centro do cinedebate programado para acontecer hoje (20), a partir das 18h30, no Centro Cultural Edgard Tricânico D'e

O bairro da Pina, em Recife, é o centro do cinedebate programado para acontecer hoje (20), a partir das 18h30, no Centro Cultural Edgard Tricânico D'elboux em Santa Bárbara d'Oeste. 

Com exibição do documentário "Mães do Pina", dirigido por Leo Falcão, a Associação Motta de Capoeira e Cultura Afro realiza mais uma atividade com o objetivo de dar visibilidade e discutir o impacto das atividades sócio culturais na comunidade. 

O debate contará com a participação especial de Tenily Guian, educadora social, yabá do Ylê Axé Oxum Deym, professora de Capoeira e batuqueira da Nação Encanto do Pina para fomentar a discussão. 

Para Silvia Motta, integrante da Associação Motta e uma das responsáveis pela atividade, o evento foi pensado devido à conexão com a oficina de maracatu que é realizada todos os sábados no Centro Cultural. "Acredito que faz parte dos ensinamentos da cultura maracatu", diz ela, fazendo referência a troca de experiências e vivências que o encontro irá proporcionar. 

"Assim como a comunidade do Bode em Pernambuco, no Romano estamos lutando para que nossa cultura brasileira se mantenha viva, como os mais velhos nos ensinaram. Gostaríamos que essa história fosse contada por nós, para que não seja modificada e seja sempre preservada", completa Silvia. 

Segundo Silvia, o objetivo deste tipo de atividade é fazer a reflexão dos impactos nas comunidades que são contempladas de cultura. 


O FILME 

A história de cinco mulheres que atuam como líderes das manifestações culturais e religiosas, na comunidade do Bode, bairro do Pina, em Recife (PE). O documentário "Mães do Pina" investiga a formação e o efeito do universo feminino em suas relações sociais, preservando a memória, reconstruindo suas trajetórias pessoais, fortalecendo a história do candomblé e suas novas gerações, sob o cuidado maternal e transformador dessas mulheres. 

"Mães do Pina" foi dirigido por Leo Falcão, produzido pela Urso Filmes e lançado em 2015. O Centro Cultural Edgard Tricânico D'elboux, local do cinedebate de hoje, fica na Rua Padre Arthur Sampaio, 76, no Conjunto Habitacional Roberto Romano em Santa Bárbara d'Oeste. A entrada é gratuita e aberta a toda comunidade.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 21 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/