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Embalado pelo bom momento do cinema brasileiro, o Ministério da Cultura (MinC) lança, no segundo semestre desta ano, o Tela Brasil, uma plataforma de streaming pública com conteúdo 100% brasileiro.
Com o objetivo de democratizar o acesso e a produção do audiovisual brasileiro, o Tela Brasil deve seguir o modelo de plataformas comerciais conhecidas pelo público, como Netflix, Prime Video e Disney+.
Durante o Festival de Cinema de Tiradentes, em janeiro, a secretária nacional do audiovisual, Joelma Zanaga, afirmou que pretende expandir o catálogo de obras disponíveis no streaming público.
“Precisamos de obras para além daquelas que o governo federal já tem direito. Queremos que a produção contemporânea também esteja lá representada”, explicou.
A cineclubista Clarissa Oliveira, do Cineclube Estação de Americana, pontua que boa parte dos filmes nacionais não chegam ao cinema. O equipamento americanense participa há mais de 20 anos de editais de incentivo a produção audiovisual. Clarissa destaca que o Tela Brasil pode colaborar para a ampliação de público de produções independentes.
“O caminho natural [de produções independentes] é: divulgação, participação em festivais e, depois disso, fica um vazio, um ‘e agora’?. O Tela Brasil poderá preencher esse vazio, dando visibilidade nacional a essas produções”, comentou.