Sexta, 28 Janeiro 2022

Morre o pianista Nelson Freire, aos 77 anos

CulturaPianista

Morre o pianista Nelson Freire, aos 77 anos

Consagrado pela crítica europeia, Nelson se apresentou com as melhores orquestras do mundo e se tornou um dos grandes intérpretes de Beethoven e Chopin

Ainda não informações da causa da morte (Foto: Divulgação)

Um dos maiores pianistas do mundo, Nelson Freire morreu em sua casa na praia de Joatinga, no Rio de Janeiro na madrugada desta segunda-feira (1º), aos 77 anos. Ainda não informações da causa da morte.

Mineiro de Boa Esperança(MG), Nelson Freire. Nascido em 1944, demonstrou seu talento com o piano já com 3 anos de idade. Fez seu primeiro recital de piano aos 5 anos. Ele já havia começado a tocar, vendo a irmã estudar o instrumento

O talento de Nelson o levou à Europa com 12 anos para estudar com os melhores professores. Com 15, ele dava seus primeiros concertos.

Consagrado pela crítica europeia, o músico se apresentou com as melhores orquestras do mundo e se tornou um dos grandes intérpretes de Beethoven. Ele também era conhecido por ser um grande intérprete de Chopin.

Durante décadas, Nelson se recusou a fazer gravações. Para ele, a música só acontecia ao vivo, diante do público. A partir de 2001, ele começou a lançar grandes discos, como o dedicado à obra de Debussy. Ele também fez interpretações da obra de Villa-Lobos.

O pianista foi um dos maiores artistas brasileiros, com uma carreira que o levou aos principais palcos do mundo.

Aos 12 anos, se tornou um dos vencedores do Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro. Aos 19 anos, conquistou o primeiro lugar no Concurso Internacional Vianna da Motta, em Lisboa. Aos 24 anos, estreou com a Orquestra Filarmônica de Nova York.

Tocou em mais de 70 países e foi o único brasileiro a ser incluído na Great pianists of the 20th century, coletânea de 100 volumes com gravações de 72 pianistas lançada mundialmente. A revista Time, o chamou de "um dos maiores pianistas desta ou de qualquer outra geração".

Em 2019, Freire sofreu um acidente e passou por cirurgias no ombro. Seu retorno aos palcos estava previsto para o ano passado, mas os recitais foram cancelados por conta da pandemia.
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 28 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/