terça-feira, 1 outubro 2024
MARCOU UMA GERAÇÃO

Morre Luiz Schiavon, tecladista e fundador da banda RPM, aos 64 anos

Segundo a família, o músico de 64 anos lutava contra uma doença autoimune há 4 anos e morreu após complicações em uma cirurgia
Por
Isabela Braz
Foto: Reprodução/Site Oficial RPM

Morreu na madrugada desta quinta-feira (15), o tecladista e fundador da banda de rock RPM Luiz Shiavon, aos 64 anos, após complicações em uma cirurgia de tratamento a uma doença autoimune.

A notícia foi divulgada pelo perfil oficial da banda, que lamentou a morte do integrante que esteve à frente da criação de uma das bandas mais tradicionais no rock brasileiro, junto ao músico Paulo Ricardo.

A cerimônia e o sepultamento serão, por escolha da família, reservado para familiares e amigos próximos ao músico. “A família pede, encarecidamente, que os fãs e a imprensa compreendam e respeitem essa decisão”, disse a nota.

“Luiz era, na sua figura pública, maestro, compositor, fundador e tecladista do RPM, mas acima de tudo isso, um bom filho, sobrinho, marido, pai e amigo. Esperamos que lembrem-se dele com a maestria e a energia da sua música, um legado que ele nos deixou de presente e que continuará vivo em nossos corações”, comunicou a família.

Schiavon estava internado no Hospital São Luiz, em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo.

Biografia


Paulistano de nascença e de trajetória, filho do comerciante Edmundo Pereira e de Dona Edméia, começou a praticar piano muito pequeno justamente por influência de sua mãe.

Começou a tocar em uma banda cover da banda britânica Deep Purple, no dia em que o grupo se separou acabou conhecendo Paulo Ricardo – que era seu vizinho e morava em frente a sua casa. Os músicos viraram amigos e fundaram a banda de Jazz Fusion Aura, que teve duração de um ano e meio.

Em 1983, também junto a Paulo Ricardo, fundou a banda RPM. Sucesso avassalador por todo o país e que carrega hits clássicos como “Olhar 43”, “Revoluções por Minuto” e “Rádio Pirata”.

Luiz compôs a maioria das melodias dos maiores clássicos da banda e foi a primeira pessoa no país em 1985, a colocar um computador no palco, sendo os sintetizadores sua marca registrada.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também