País perde um dos principais teóricos da música popular brasileira
O pesquisador musical José Ramos Tinhorão, um dos maiores críticos da música brasileira, morreu hoje aos 93 anos. A notícia foi confirmada pela editora 34, que o publicava. Ele esteve internado por dois meses devido a problemas de saúde causados pela idade avançada. O velório acontecerá amanhã (4) a partir das 10h, no Cemitério dos Protestantes, na rua Sergipe, até as 13h, quando será enterrado.
Nascido em Santos, no Estado de São Paulo, Tinhorão fez carreira como jornalista em veículos como a TV Globo, o Jornal do Brasil e a revista Veja. Rapidamente se consolidou como um dos principais teóricos da música popular brasileira e um repositório de histórias e documentos sobre o assunto.
Em entrevista, quando fez 90 anos, Tinhorão afirmou que era natural que fosse odiado pelos artistas que criticava. “O artista tem uma sensibilidade muito à flor da pele e não gosta de ser criticado. Não importa que quem o critique tenha razão.”
Também afirmou que no Brasil não havia mais crítica cultural. “Primeiro, não existem críticos de música popular ou crítica sobre música popular. Existe o cara que dá notícia e louva conjuntos estrangeiros, que nunca vêm ao Brasil, mas que, quando vêm, ganham página inteira dos cadernos culturais.”