Santa Bárbara d’Oeste será palco mais uma vez de uma extensa programação teatral gratuita espalhada em diversos pontos. Em sua nona edição, a mostra de teatro Cena Bárbara será realizada de 21 a 29 de setembro. Serão 21 espetáculos teatrais, além de três oficinas práticas e encontro de partilha. A programação de abertura contará com intervenções e apresentações diversas, unindo também dança, circo e teatro lambe-lambe em três espaços culturais.
Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, a mostra também abre espaço para o agendamento de escolas para assistirem os espetáculos ao longo da semana e será realizada no Teatro Municipal Manoel Lyra, CEU das Artes, Espaço Arte-Móvel e Parque dos Ipês, além das praças dos bairros Mollon e Jardim Europa.
Nesta edição, a iniciativa recebeu 349 inscrições, vinda de 21 estados brasileiros, e recebeu inclusive, inscrições internacionais. Foram selecionados, além de grupos barbarenses, coletivos das cidades de São José dos Campos, Piracicaba, Santos, São Paulo, Bauru, Paraguaçu Paulista, São Sebastião e Araçatuba no Estado de São Paulo, já os grupos nacionais, vem da cidade de Sete Lagoas (MG) e Nova Iguaçu (RJ).
Em 2024, a mostra de teatro Cena Bárbara é realizada pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Cia Arte-Móvel e Grupo Di Atus, por meio da Lei Paulo Gustavo, com apoio do Tivoli Shopping.
Oficinas têm inscrições abertas. As oficinas gratuitas “Vivência em Viewpoints”, “Introdução ao Teatro de objetos” e “IMPRO – Introdução ao Teatro de Improviso e Dramaturgia Espontânea” seguem com inscrições abertas no site www.mostracenabarbara.com.br e serão realizadas no Espaço Cia Arte-Móvel, localizado na Rua João Pessoa, 601, no Planalto do Sol. Confira detalhes:
Nome: Vivência em Viewpoints
Orientação: Miriam Rinaldi | São Paulo/SP;
Data: 22 de setembro;
Horário: das 10h às 12h;
Local: Espaço Cia Arte-Móvel | Rua João Pessoa, 601, Planalto do Sol, Santa Bárbara d’Oeste/SP;
Inscrições: www.mostracenabarbara.com.br;
Classificação: 16 anos.
Sinopse da oficina: Vivência sobre o sistema de improvisação Viewpoints com a atriz e pesquisadora Miriam Rinaldi. O encontro, de 2 horas de duração, conta com exercícios práticos que exploram os principais conceitos do sistema de Viewpoints como, por exemplo, a percepção do Tempo e do Espaço do ator.
O que é O Viewpoints
Viewpoints é um sistema de improvisação criado na década de 1970, em Nova Iorque, pela coreógrafa Mary Overlie e desenvolvido posteriormente pela SITI Company, de Anne Bogart. Por um lado, o sistema é orientado pelo vigor da contracultura e de outro, pela pureza do minimalismo e da desconstrução, em um jogo dinâmico e fluido.
Os fundamentos do Viewpoints estão baseados na percepção do ator e atriz do espaço de trabalho (sala, teatro, rua etc.) e do tempo (rápido, lento, mas também época do ano, momento interno etc). Essa noção espaço/temporal é inerente a nós, seres humanos, e especialmente mais desenvolvida em artistas. Essa habilidade é chamada de propriocepção (habilidade individual inerente).
Os Viewpoints fornecem meios de se criar um vocabulário comum em grupo e uma comunicação viva (com ou sem palavras), pois desenvolve critérios especiais de perceber os parceiros de cena. Os comandos são sucintos e aos poucos, o grupo vai desenvolvendo e desdobrando os exercícios de maneira fluida e particular.
A pesquisa em Viewpoints já vem desde 2005, quando residi em Nova Iorque por quase 4 anos. Além dessa experiência, há um grupo de continuo e permanente de estudos criado quando fui professora na PUC/SP que perdurou por quase três anos, vários cursos e oficinas que ministrei. Tudo isso serviu de material para o desenvolvimento de uma tese de doutorado defendida em 2016 pela ECA/USP.
Nome: Introdução ao Teatro de objetos
Orientação: Sandra Vargas | Grupo Sobrevento | São Paulo/SP;
Data: 25 e 26 de setembro;
Horário: das 14h às 17h;
Local: Espaço Cia Arte-Móvel | Rua João Pessoa, 601, Planalto do Sol, Santa Bárbara d’Oeste/SP;
Inscrições: www.mostracenabarbara.com.br;
Classificação: 14 anos.
OFICINA GRATUITA DE INTRODUÇÃO AO TEATRO DE OBJETOS
Terão prioridade jovens marionetistas, atores, dançarinos, artistas plásticos, cineastas, video-makers, professores e interessados em teatro, nesta ordem.
Sandra Vargas uma das diretoras do Grupo Sobrevento, apresentará princípios básicos do Teatro de Objetos, buscando caminhos que permitam ao participante dar uma função poética ao objeto sem transformar a sua natureza. Por meio de improvisações e valendo-se do uso de metáforas, figuras de linguagens e associações de ideias, o aluno poderá descobrir as possibilidades do Teatro de Objetos e experimentar a construção de uma dramaturgia pessoal. O projeto é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas
Nome: IMPRO – Introdução ao Teatro de Improviso e Dramaturgia Espontânea
Orientação: Cláudio Amado | Rio de Janeiro/RJ;
Data: 29 de setembro;
Horário: das 9 às 12 horas;
Local: Espaço Cia Arte-Móvel | Rua João Pessoa, 601, Planalto do Sol, Santa Bárbara d’Oeste/SP;
Inscrições: www.mostracenabarbara.com.br;
Classificação: 14 anos.
Esta oficina visa apresentar e fomentar a criação teatral e dramatúrgica através da metodologia do teatro de improvisação (Impro). Nessa vertente teatral, todas as cenas, personagens e diálogos são criados na hora pelos atores-dramaturgos durante a própria apresentação, perante o público. Este, por sua vez, participa da performance sugerindo temas, palavras e situações que são usadas como ponto de partida na criação dos atores. O público é, portanto, coautor do espetáculo que assiste, acompanhando o desenvolvimento dramatúrgico a partir de sua contribuição, gerando assim uma cumplicidade única entre artistas e público. Já o improvisador é autor, ator e diretor, tudo ao mesmo tempo. Ele tem total domínio da cena teatral e pode desenvolver narrativas, personagens e situações que lhe permitam tratar dos temas e questões mais pertinentes para si mesmo ou para o espetáculo.
Apresentar os princípios da dramaturgia espontânea e da metodologia do Impro/Improv:
- Fundamentos da improvisação: Aceitação, Escuta, Colaboração, Mente Grupal, Espontaneidade, Criatividade, Imaginação, Risco, Ofertas, Conexão
- Fundamentos da Dramaturgia Espontânea: noções de Storytelling; estrutura da narrativa curta (Plataforma, Rotina, Quebra, Mistério e Resolução)
- Formatos de espetáculo: apresentação de diferentes estilos de dramaturgia espontânea e espetáculos (jogos de improviso, o estilo americano – Improv, o formato longo)